Com a proximidade das férias, o Corpo de Bombeiros emitiu um alerta sobre os lugares mais perigosos para tomar banho. Entre eles está o rio Taquari, em Coxim, seguido pelos rios Aquidauana e Paraguai.
Segundo o levantamento, nessas três áreas o risco de afogamento é mais freqüente. O último afogamento no Taquari, na região de Coxim, foi registrado por nossa reportagem em setembro, quando o adolescente Igor Gabriel Torres de Oliveira, de 12 anos, desapareceu nas águas turvas do rio.
Os bombeiros alertam a população para que tenha mais cuidado durante banhos nos rios, assim como nos lagos e piscinas, principalmente com a chegada das férias escolares e festas de fim de ano.
No ano passado foram registradas 42 mortes por afogamento em Mato Grosso do Sul. Em 2008, foram 32 mortes.
Cuidados
O Corpo de Bombeiros desaconselha nadar sozinho porque pode acontecer alguma cãibra ou cansaço que provoque perda de força e, consequentemente, o afogamento. Em rios o risco é maior por causa da força da correnteza e também pela profundidade.
A dica é que crianças entrem só em rios rasos e acompanhados de responsáveis maiores de idade e que saibam nadar. Os pequenos também devem estar equipados com bóias ou flutuadores que garantam ainda mais a segurança. Também é importante não sair das margens do rio, onde é mais seguro.
Brincadeiras como “caldos”, “trotes” ou “saltos” devem ser evitadas porque a profundidade de um rio ou de uma piscina pode ser pequena e saltos podem machucar ou contribuir para um possível afogamento.