O presidente da Câmara Municipal de Naviraí - Gean Carlos Volpato (PMDB) requereu ao presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Comdema) - Heatclif Horing, a notificação recebida sobre a demolição de uma casa no distrito do Porto Caiuá e sobre o parecer que pode ter levado a Gerência do Meio Ambiente da Prefeitura de Naviraí a decidir pela determinação da destruição.
Os moradores do Porto Caiuá estão revoltados, ribeirinhos, proprietários rurais e veranistas (proprietários de casas de recreio) estão revoltados. Eles dizem que a demolição da casa foi feita de forma arbitrária , nas proximidades da margem do rio Paraná, deixou revoltada a população do Porto Caiuá. Eles denunciaram abuso de autoridade, na Câmara Municipal.
Os moradores do Porto Caiuá relatam que um servidor público municipal ligado a Gerência de Meio Ambiente promoveu a ação, sem a apresentação mandado judicial (que deveria ser expedido pela Vara de Justiça Federal), com o uso de máquinário particular (de uma fazenda da região) e com o uso de um operário / maquinista da Prefeitura, em horário de expediente.
A ação levou o presidente da Câmara a fazer o requerimento nº 11/2012, no qual pede ao prefeito Zelmo de Brida (PMDB) e ao gerente do Meio Ambiente - João do Carmo Neves (Chocolate), o pedido para que seja enviado aos vereadores uma cópia do mandado judicial e do ofício da Gerência do Meio Ambiente referente à demolição da casa construída no distrito do Porto Caiuá. (Fonte: Sul News)