Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 08 de Setembro de 2025


Interior Quinta-feira, 21 de Maio de 2009, 13:51 - A | A

Quinta-feira, 21 de Maio de 2009, 13h:51 - A | A

Corumbá já acumula 766 focos de incêndio em maio

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Os focos de queimadas em Corumbá continuam se alastrando.‭ ‬Somente em maio,‭ ‬o maior município pantaneiro já acumula‭ ‬766‭ ‬focos de incêndio florestal,‭ segundo‬ levantamento do Instituto de Pesquisas Espaciais‭ (‬INPE‭)‬.‭ ‬Os dados dizem respeito ao período entre o dia‭ ‬1º e a manhã desta quarta-feira,‭ ‬dia‭ ‬20.‭ ‬Na prática,‭ ‬significa o surgimento de‭ ‬38,3‭ ‬focos por dia no município.‭ ‬O levantamento é da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos‭ (‬CPTEC‭)‬.‭ ‬O indicador leva em consideração os‭ ‬14‭ ‬satélites utilizados pelo INPE para o monitoramento diário dos focos de incêndio florestal.‭ ‬Por esse parâmetro,‭ ‬Mato Grosso do Sul teve‭ ‬905‭ ‬focos nestes vinte dias de maio.

Ao longo do ano o conjunto de satélites detectou‭ ‬2.621‭ ‬focos de queimadas em Corumbá.‭ ‬A segunda maior incidência está em Rio Brilhante com longínquos‭ ‬125‭ ‬focos no período de‭ ‬1º de janeiro a‭ ‬20‭ ‬de maio.‭ ‬Levando-se em consideração este método de cálculo,‭ ‬no Estado foram registrados‭ ‬3.780‭ ‬focos nestes cinco meses de‭ ‬2009.‭ ‬Cada satélite produz pelo menos um conjunto de imagens por dia.‭ ‬O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais processa mais de‭ ‬100‭ ‬imagens por dia especificamente para detectar focos de queima da vegetação.

Reunião na tarde de ontem, 20 de maio, definiu as ações para o combate aos focos de queimadas que estão consumindo a vegetação pantaneira nos municípios de Corumbá e Ladário. Participaram do encontro, na sede do Ministério Público Estadual, Luciene Deová, secretária Executiva de Meio Ambiente; major Waldir Acosta, comandante da Polícia Militar Ambiental (PMA); major Mário Moreno Lopes, comandante do Corpo de Bombeiros; Márcio Yule, coordenador do Prevfogo em Mato Grosso do Sul e Francismar Costa, chefe do Centro de Proteção Ambiental dos Bombeiros do Estado. O promotor de Justiça do Meio Ambiente, Ricardo de Melo Alves, coordenou as discussões.

Um helicóptero do IBAMA com equipamentos de combate a incêndios florestais chega a Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira, 21 de maio, para atuar no Pantanal. Caberá ao Comando do Corpo de Bombeiros, sediado em Campo Grande, encaminhar a Corumbá uma unidade de controle de incêndio florestal com no mínimo 20 brigadistas. O 3º Grupamento ficará responsável pelo auxílio nas ações de combate ao fogo. A PMA fornecerá alojamento e a Prefeitura de Corumbá vai fornecer alimentação e material necessário para o alojamento das equipes de combate a incêndio. Além da adoção das medidas emergenciais para debelar o fogo que se alastra pelo Pantanal, serão promovidas ações de conscientização ambiental para toda a comunidade, população ribeirinha e ruralistas. (Com informações do Diário Corumbaense)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS