Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 06 de Outubro de 2025


Interior Terça-feira, 12 de Agosto de 2008, 15:08 - A | A

Terça-feira, 12 de Agosto de 2008, 15h:08 - A | A

Agraer recupera áreas degradadas em Selvíria

Da Redação

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), por meio da agência municipal de Selvíria, em parceria com a prefeitura municipal e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) está iniciando um trabalho ambiental de recuperação das microbacias hidrográficas do município.

Os trabalhos tiveram início com o levantamento da microbacia do Córrego da Véstia. De acordo com o coordenador da Agraer no município de Selvíria, Rogério Laluce, já foram realizados no local, três levantamentos de campo, com estudo de cerca de 60% da área. “O que se pôde verificar até agora é que a água do córrego da Véstia esta diminuindo a cada ano com vários pontos de assoreamento inclusive na nascente. A vegetação natural nas margens do córrego encontra-se também bem abaixo da estabelecida pela legislação e os poucos fragmentos estão degradados. As propriedades dentro da microbacia hidrográfica apresentam grande parte de suas pastagens degradadas e vários pontos com erosão que aceleram ainda mais a degradação do córrego”, analisa Rogério.

Outros estudos estão sendo programados para a microbacia; entre eles, o dos remanescentes florestais com a identificação das espécies existentes. A expectativa é que - por meio destes levantamentos e estudos - sejam captados recursos para elaboração de um projeto de recuperação da área.

Para o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, o trabalho é importante, pois “as ações voltadas para a correta utilização e manejo dos recursos naturais, principalmente o solo, a água e a biodiversidade visam promover uma agricultura sustentável, aumentar a oferta de alimentos e melhorar os níveis de emprego e renda no meio rural”. (Com Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS