Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 23 de Julho de 2025


Interior Domingo, 06 de Maio de 2012, 08:00 - A | A

Domingo, 06 de Maio de 2012, 08h:00 - A | A

Ação Global atrai 13,1 mil pessoas em Três Lagoas, diz Fiems

Da Redação.

A edição de 2012 da Ação Global, realizada na Arena Mix, em Três Lagoas, neste sábado (05/05), chegou ao fim do dia com a marca de 38.771 atendimentos nas áreas de cidadania, educação, saúde e lazer para 13.191 pessoas, superando com folga a meta prevista de 33,9 mil atendimentos e 11,3 mil pessoas. Além disso, neste ano, o evento, realizado pelo Sesi, em parceria com a TV Morena, envolveu 102 parceiros e 853 voluntários.

Apenas na área de lazer foram 21.727 atendimentos, enquanto na área de saúde foram 8.541, na área de educação mais 3.958, 3.881 na área de outros serviços e 664 na área de cidadania. A Ação Global foi aberta pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, acompanhado pela prefeita Márcia Moura, além de diversas autoridades locais e estaduais.

“Nosso evento é um grande movimento de cidadania realizado, neste ano, na cidade onde o setor industrial mais cresce em Mato Grosso do Sul. Essa ação também é fruto da parceria com a Prefeitura Municipal de Três Lagoas, que tem nos auxiliado no trabalho de apoio às indústrias instaladas no município”, pontuou Sérgio Longen.

Ainda segundo ele, o Sistema Fiems tem procurado utilizar modelos de sucesso, tanto no atendimento dos industriários com ações de cidadania, saúde e lazer, como na qualificação de mão de obra para atender às demandas das indústrias. “Nós temos encarado o gargalo da falta de trabalhadores capacitados e os números que reforçam o crescimento do setor em Mato Grosso do Sul demonstram que estamos no caminho certo. Por isso, também podemos garantir o sucesso de mais essa Ação Global, que está alinhada com o jornalismo da TV Morena e a retaguarda da Prefeitura Municipal”, afirmou.

Para a prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura, a realização da Ação Global 2012 no município demonstra que a cidade é a porta de entrada de Mato Grosso do Sul para as indústrias. “Hoje, Três Lagoas é a cidade do desenvolvimento e da oportunidade e essa ação contribui por trazer mais dignidade de vida aos nossos moradores. A cada dia que passa, o nosso município se consolida como o berço das oportunidades e temos no Sistema Fiems um parceiro que faz toda a diferença”, assegurou.

Desenvolvimento

Já o deputado estadual Eduardo Rocha reforçou que a Ação Global é a mostra da importância de Três Lagoas no contexto do desenvolvimento industrial de Mato Grosso do Sul. “A Fiems vem trabalhando de forma expressiva na atração de novas indústrias para o nosso município na medida em que oferece qualificação profissional para nossa população. Nesse sentido, o Governo do Estado, por meio do governador André Puccinelli, e a Prefeitura de Três Lagoas, na figura da prefeita Márcia Moura, são parceiros do Sistema Indústria nesse trabalho de oferecer mão de obra capacitada para as empresas aqui implantadas”, disse.

Segundo o superintendente do Sesi, Michael Gorski, a decisão de levar a Ação Global para Três Lagoas foi motivada pelo volume expressivo de trabalhadores da indústria na região - 12.226 industriários. “Com a expansão das indústrias, surge uma leva de pessoas que necessitam de um suporte do Sesi e, por conta disso, entendemos que a região precisava de uma ação forte do Sistema Fiems”, declarou.

Serviços

Na área de cidadania, durante a Ação Global 2012 foram disponibilizados pelo Sesi e parceiros diversos serviços, como emissões de RG, de CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência) e de cartão de estacionamento para idosos e PNE (Portadores de Necessidades Especiais), consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), orientação na confecção de currículos e normas do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), cadastramento do público presente no sistema de vagas e de adolescentes com até 15 anos de idade no projeto Jovem Aprendiz, além de doação de mudas, corte de cabelo, cópias gratuitas e formalização como empreendedor individual.

Já na área de saúde estavam disponíveis serviços como orientações sobre a doação de medula óssea, doação de sangue e prevenção ao câncer, bem como aferição da pressão arterial, teste de glicemia e de colesterol, consultas odontológica, ginecológica, oftalmológica e preventiva, além de quick massage e escovódromo com entrega de kits odontológicos.

Na área de lazer e cultura foram realizadas atividades lúdicas, cama elástica, mesa de pebolim, jogos de mesa, futebol, voleibol, tênis de mesa, dama, xadrez, piscina de bolinha, peteca, futebol de areia, vôlei de areia, brinquedos infláveis, sessões de alongamento, orientações sobre a importância da atividade física, auxílio e preparação para os torneios de voleibol, futsal e voleibol de areia 4x4.

Entre as pessoas beneficiadas está a estudante Kátia Pavaneli, 22 anos, que conferiu pela segunda vez a iniciativa e acompanhou o filho de 3 anos no escovódromo do Sesi. “A Ação Global sempre supera as minhas expectativas. É uma iniciativa que acolhe a todos, independente de classe social”, disse.

A desempregada Katiane Santa Candia, 31anos, que chegou às 5 horas para garantir a retirada do RG do filho de 12 anos, disse que, além do documento de identidade, também utilizou a unidade móvel de saúde do Sesi. “A oportunidade é muito boa, pois não tenho condições de pagar por documentos e também de me consultar com um médico de qualidade”, ressaltou.

Já a auxiliar de limpeza Maria José Barbosa Santana, 48 anos, que veio pela primeira vez à Ação global, garantiu que estava ansiosa para conhecer os serviços, além de retirar o RG da neta. “É muito bom, principalmente por ser em pleno sábado, pois durante a semana não temos tempo”, disse. Natália Silva dos Santos, 16 anos, também veio à Ação Global para retirar o RG. “Chegou em boa hora essa ação, pois eu preciso urgente retirar meu documento de identidade, além de poder fazer isso no final de semana e gratuitamente”, disse. Iara Zaranelli, 23 anos, foi outra que chegou cedo à Arena Mix para conferir os serviços da Ação Global. “É uma maneira de ajudar quem necessita com a facilidade de ainda ser no sábado”, pontuou. (Fonte: Fiems)
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS