Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Reportagem Especial Domingo, 23 de Janeiro de 2022, 08:23 - A | A

Domingo, 23 de Janeiro de 2022, 08h:23 - A | A

Reconhecimento

Almejando ser polo turístico, Costa Rica elenca potencialidades

População é ouvida no desenvolvimento do plano municipal

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/Fapec

Almejado ser polo turístico Costa Rica elenca potencialidades

Cachoeira Salto Majestoso com 64 metros de altura

Inserida nas 100 cidades mais promissoras do Brasil, Costa Rica é a Capital Estadual do Algodão e dos Esportes de Aventura e pode se tornar em breve referência de turismo de Mato Grosso do Sul, pois o ecoturismo está em pleno desenvolvimento na cidade. 

 

Em busca de incentivar o turismo e mostrar todo o potencial de Costa Rica, a prefeitura está realizando uma consulta pública para conhecer a opinião dos moradores a respeito do turismo. A realização da consulta pública é importante para "fazer um raio X da opinião da comunidade" e "nortear ações de gestão no setor, visando dar a população pertencimento do Turismo". "Até o dia 15 de fevereiro estará aberta a consulta, depois se compila os dados para ter o diagnóstico da opinião da população", relatou a turismóloga da prefeitura de Costa Rica, Jaqueline de Castro Varga, 37 anos.

Divulgação

Almejado ser polo turístico Costa Rica elenca potencialidades

Pousada

 

Localizada bem no centro da cidade há uma pousada totalmente ecológica, com camping, chalés de bioconstrução, casas de campo, fogueira de chão, pergolado, jardim, animais silvestres e muitas aves. O local pertence à Linauria do Carmo Oliveira, 44 anos, formada em biologia, e seu marido Marcus Vinicius do Nascimento. Linaura uniu sua paixão e sua casa."Busquei unir minha paixão pela natureza e transformar minha casa em uma eco-pousada e investir no turismo da região de Costa Rica", relata.

Divulgação

Almejado ser polo turístico Costa Rica elenca potencialidades

Atividades da pousada

 

Ela ainda complementa dizendo que a expectativa em relação a eco-pousada é oferecer a conexão ou reconexão com a natureza. “As pessoas estão buscando interação e conexão com a natureza, querendo se sentir parte dela ( na verdade o momento pandêmico despertou isso) e a eco-pousada Ravenala oferece esta conexão ou reconexão com o natural”.

 

Já em relação a consulta, ela relata que acredita no potencial turístico da cidade. “Acredito no nosso potencial turístico, nas ações que a secretaria de turismo está desenvolvendo. Todo o esforço em prol do desenvolvimento do turismo  e do turismo sustentável é muito bem vindo”, finaliza.

Divulgação

Almejado ser polo turístico Costa Rica elenca potencialidades

Pesqueiro

 

Jovair Garcia, 31 anos, proprietário de um pesqueiro em Costa Rica, há mais de 14 anos e já trabalhou com turismo por cerca de oito anos, no sentido receptivo e ainda realiza esse serviço, relatou que neste ano o pesqueiro pode ser incluído no ramo turístico da cidade. "Espero que consiga trazer mais público, pois como disse este é o primeiro ano que estão nos tratando como um atrativo turistico", relatou.

 

Ele ainda complementa dizendo que "precisamos muito da contrapartida privada, para fazer dar certo esse novo projeto do município, se não vai ser apenas mais um projeto como nos outros anos. O município faz execução e os comércios não seguem, tem que ser algo mas pé no chão".

 

Pontos turísticos de Costa Rica

Divulgação/Fapec

Almejado ser polo turístico Costa Rica elenca potencialidades

Lagoa Água Santa

Água Santa - Uma pequena lagoa localizada em uma propriedade particular na Comunidade da Capela, que chamam a atenção e fascinam os visitantes. Na lagoa acontece uma forte ressurgência, onde o banhista se joga nas águas vindas de profundidades rochosas ainda quentes e não afunda, por mais que se esforce.

Divulgação/Fapec

Almejado ser polo turístico Costa Rica elenca potencialidades

Cachoeira da Rapadura

 

Cachoeira da rapadura - Cachoeira da Rapadura é formada pelo rio Sucuriú possui várias quedas que formam incontáveis piscinas naturais. No complexo há um mirante, cachoeira, prainha com área para churrasco e camping.

 

Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú - Localizada a três quilômetros da cidade, deve fazer parte do roteiro de quem está programando para conhecer Costa Rica. A prática de esportes de aventura como rapel e rafting e tirolesa proporciona ao turista uma visão da cachoeira Salto Majestoso com 64 metros de altura. 

 

Parque Nacional das Emas - Patrimônio Natural da Humanidade (Unesco), possui vegetação predominante de cerrado e vasta diversidade de flora e fauna. É também conhecido como um dos mais ricos ecossistemas da América Latina.

Divulgação/Fapec

Almejado ser polo turístico Costa Rica elenca potencialidades

Cânion do Engano

Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari - Localizado a 64 km do município é um importante corredor ecológico do Cerrado-Pantanal, abrange Costa Rica e Alcinópolis. O Parque foi criado devido à iniciativa da população preocupada com a proteção das nascentes do rio Taquari. Uma de suas grandes riquezas são os Sítios Arqueológicos e o mirante do Cânion do Engano, que está localizado à 50 km da cidade e com acesso por estradas de terras.

Divulgação/Fapec

Almejado ser polo turístico Costa Rica elenca potencialidades

Parque Natural Municipal da Lage

 

Parque Natural Municipal da Lage - Está localizado às margens da rodovia MS-306, a 32 km de Costa Rica possui um balneário natural composto por diversas piscinas naturais do Ribeirão de Lages, e piscinas com toboáguas, e um pequeno canyon com saltos, grutas sob pedras, trilhas,  corredeiras dentro da mata virgem, cuja as belezas poderão ser observadas nos mirantes. 

 

Capela Senhor do Bom Jesus “Santo Fujão” - Localizada a 26 quilômetros do município de Costa Rica. Tradição religiosa da família do major Taques deu origem a uma das principais lendas de Costa Rica: o “Santo Fujão”. 

 

Planejamento

Consulta pública é a primeira fase de construção do Plano Municipal do Turismo. Na sequência, seguindo o cronograma de trabalho, serão promovidos workshops voltados a públicos específicos, além da realização de pesquisas.

 

“Por meio do Plano de Turismo iremos organizar estratégias e metas para o turismo da cidade, trabalhando de maneira mais ordenada e organizada. É de extrema relevância a participação da comunidade nesta consulta pública, reforçamos o pedido para que todos acessem o site da prefeitura e participem”, pontua o secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Artur Delgado Baird.

Divulgação/Fapec

Almejado ser polo turístico Costa Rica elenca potencialidades

Costa Rica

Serviço 

Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), iniciou uma consulta pública no município de Costa Rica para conhecer a opinião dos moradores a respeito do Turismo da cidade. O questionário estará aberto até o dia 15 de fevereiro. Por meio do site da prefeitura - costarica.ms.gov.br - a população pode responder a três perguntas e, desta forma, contribuir para a estruturação do setor na região.

Álbum de fotos

Divulgação/Fapec

Costa Rica

Divulgação

Pousada

Comente esta notícia

Lisia Silva 08/02/2022

Showww! vou colocar na fila dos lugares q sonho em conhecer, depois de Bonito ❤

positivo
0
negativo
0

Robarta Lira 23/01/2022

Lugar lindoooo! quero conhecer!!

positivo
0
negativo
0

2 comentários

1 de 1

Reportagem Especial LEIA MAIS