Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cultura Sábado, 16 de Maio de 2020, 12:33 - A | A

Sábado, 16 de Maio de 2020, 12h:33 - A | A

Coluna Cultura

Livros na decoração: como criar uma biblioteca em casa

Por Luisa Pereira

Da coluna Cultura
Artigo de responsabilidade do autor

Confira algumas dicas para incorporar as obras à decoração

Divulgação

ColunaCultura

Para os amantes de livros, exibir a coleção de volumes em casa é uma forma de mostrar para outras pessoas seu apreço pela literatura, criando um cantinho em casa ideal para passar o tempo e relaxar lendo algo interessante. Com alguns poucos móveis e criatividade, é possível transformar um espaço na casa em uma biblioteca particular, ajudando a manter os livros limpos e guardados corretamente, além de incorporá-los à decoração.

O primeiro passo é definir o local, que pode ser um cômodo inteiro ou um espaço disponível em alguma das paredes da casa. A seguir, é importante escolher um estilo de decoração, como moderno, rústico ou minimalista, para ajudar a guiar os outros elementos que serão incorporados ao espaço, assim como os materiais que terão destaque na composição.

Qualquer cômodo pode ser usado como espaço para receber os livros, e não é necessário ter milhares de volumes para exibi-los na parede. Algumas poucas obras já são o suficiente para decorar o lugar. Saber a quantidade de livros que serão usados para montar a biblioteca ajuda a definir o espaço necessário para acomodar todos eles, sendo importante que o ambiente tenha uma boa circulação de ar e pouca umidade, impedindo que os livros criem mofo. Além disso, colocar os livros em um local onde a luz do Sol bata diretamente pode não ser uma boa ideia, já que a incidência dos raios solares faz com que os livros fiquem desbotados rapidamente.

Para quem prefere otimizar o espaço, com mais liberdade para determinar a posição dos elementos de decoração, é possível instalar várias prateleiras, ao invés de uma única estante, no alto da parede, sempre com o apoio de equipamentos adequados como escada de alumínio e furadeira. Manter itens próximos ao teto ajuda a elevar o olhar, dando a impressão de que o cômodo é maior, com paredes mais altas. Combinar essa dica com outros elementos que colaboram para maximizar esse efeito, como espelhos e vidro, fazem com que todo o ambiente pareça mais amplo. As prateleiras permitem a criação de espaços vazios, que podem ser preenchidos por quadros ou outros elementos de decoração.

Já para quem prefere um clima mais íntimo e aconchegante, a dica é usar elementos naturais e abusar das cores quentes, dando destaque para móveis e itens de madeira e pedra. Plantas criam um ponto de cor interessante, além de darem vida ao ambiente; por isso, não tenha medo de acrescentá-las à decoração, escolhendo as espécies mais adequadas de acordo com a quantidade de luz do local.

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS