Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Cultura Sábado, 30 de Março de 2024, 14:45 - A | A

Sábado, 30 de Março de 2024, 14h:45 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

3 esportes que ajudam a melhorar a precisão

Por Luisa Pereira

Da coluna Cultura
Artigo de responsabilidade do autor

Os esportes de precisão são modalidades que envolvem atividades relacionadas a arremessar, bater ou lançar objetos em alvos

Jacob Wackerhausen / iStock

ColunaCultura

..

Os esportes de precisão são uma categoria diferenciada, que nem sempre exige um alto desempenho físico dos atletas. A maioria de suas modalidades é utilizada para treinar um raciocínio mais lógico de quem pratica, envolvendo táticas, coordenação motora, noção de espaço e muito mais. Como o próprio nome já entrega, é um estilo voltado para aqueles que desejam melhorar sua precisão em diversos aspectos.

Apesar de a variedade de esportes ser alta, quase todos eles têm um objetivo em comum: arremessar, bater ou lançar objetos em diferentes alvos. Essas modalidades costumam exigir uma boa mira dos seus atletas, propondo desafios bem diversificados. A seguir, confira alguns dos esportes de precisão mais praticados:

Golfe

Apesar de não ser muito popular no Brasil, o golfe é um dos esportes de precisão mais praticados mundo afora. A modalidade é individual e realizada em campos muito grandes, geralmente com mais de 4 km de extensão. O objetivo é utilizar um taco para acertar uma pequena bola, até que ela atinja um buraco posicionado do outro lado do campo.

Cada tacada exige uma precisão minuciosa do atleta. É necessário calcular a força, a direção do vento, o movimento do impacto e diversos outros elementos para ser bem-sucedido. As competições costumam envolver uma sequência de nove a 18 buracos, vencendo o atleta que conseguir acertar todos com a menor quantidade de tacadas possível.

Sinuca

A sinuca é um esporte bem mais popular no Brasil, cujo principal objetivo é encaçapar um total de sete bolas, em uma mesa retangular, com seis buracos. Para isso, é necessário usar um taco fino e uma bola branca, neutra no jogo. O ponto só é contado quando a bola branca toca as demais, fazendo com que caiam em uma das caçapas da mesa.

Todas as bolas são diferenciadas por cor e número, e, no início da partida, existem 15 no total. A modalidade é individual e disputada em confrontos de um contra um, com cada jogador encarregado de encaçapar sete bolas antes do seu adversário. Somente após isso torna-se possível finalizar com a bola número 8, a mais importante do jogo, garantindo a vitória.

Tiro esportivo

O tiro esportivo já é um esporte mais tradicional em termos de precisão, fazendo uso de diferentes armas de fogo para acertar alvos a várias distâncias. Os pontos são contados de acordo com a área atingida do alvo, sendo o centro a delimitação mais valiosa. Geralmente, vários atiradores competem simultaneamente em campos de tiro, ganhando aquele que pontuar mais.

A modalidade pode ser praticada tanto com armas de verdade quanto com armas de pressão, como é o caso da espingarda de chumbo, que não usa munição tradicional. Cabe ao atleta escolher com qual arma praticar, pois isso também altera consideravelmente o desafio proposto.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS