Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Cultura Domingo, 22 de Outubro de 2023, 14:43 - A | A

Domingo, 22 de Outubro de 2023, 14h:43 - A | A

Coluna Cultura

A arte de degustar espumantes: 4 dicas para apreciar da melhor forma

Por Luisa Pereira

Da coluna Cultura
Artigo de responsabilidade do autor

Saiba também as melhores harmonizações com espumantes para o seu evento

iStock

ColunaCultura

..

Quando falamos em espumante, a primeira lembrança que vem à cabeça é a comemoração de Ano-Novo, não é mesmo? Mas essa bebida, por ser utilizada em diversos outros contextos – em um jantar sofisticado, por exemplo –, harmoniza muito bem. Além disso, o vinho e o espumante têm técnicas de apreciação muito parecidas, afinal, ambas são bebidas produzidas a partir da mesma matéria-prima: as uvas.

Mas, para te ajudar a apreciar sua bebida da melhor forma, separamos algumas dicas:

O ideal é servir o espumante bem gelado

É recomendado deixá-lo na geladeira por, pelo menos, um dia inteiro, principalmente no verão, em que nosso corpo pede por uma bebida gelada. Caso o seu prazo seja mais apertado, você pode colocar a garrafa em um balde com bastante gelo e água. Depois de 30 minutos, o espumante estará em uma temperatura perfeita para consumo, que varia entre 6ºC e 10°C.

Taça ideal

Você sabia que existe até taça certa para o consumo do espumante? Utilizamos, geralmente, duas: uma mais comprida, com a boca estreita e que deve ser preenchida até aproximadamente dois terços de sua capacidade; e outra com uma boca mais larga, que permite que você sinta os aromas do espumante com mais facilidade.

Como degustar

• Primeiro gole: saboreie cada gole com calma, deixando que as bolhas e os sabores se espalhem pela boca. Passe o líquido pela língua, permitindo que os sabores sejam percebidos em diferentes partes do palato. Observe a acidez, o equilíbrio e a intensidade do sabor.
• Sabores: esta bebida pode apresentar uma variedade de sabores, que vão desde frutas frescas e cítricas até notas mais complexas de frutas maduras, nozes e pão. Além disso, a presença de açúcar residual influenciará no sabor, variando de espumantes brutos (secos) a espumantes demi-sec (meio secos) ou doces.
• Persistência: observe a persistência dos sabores na boca após engolir o líquido. Um espumante de qualidade deve ter uma persistência agradável, com sabores que permanecem por um tempo após a deglutição. Assim, você aproveitará a degustação da bebida da melhor forma.

Análise visual

Ao combinar essa análise com outras etapas da degustação, é possível obter uma compreensão mais completa das características e da qualidade do espumante em questão. Na análise visual, devemos analisar:

• Cor: a cor do espumante pode variar de tons claros, como amarelo-pálido, a tons mais profundos, como dourado ou âmbar. Essa característica pode ser influenciada pelo tipo de uva utilizado, bem como pelo tempo de envelhecimento.
• Brilho: a análise do brilho envolve observar a nitidez e o brilho da bebida. Espumantes de alta qualidade costumam apresentar um brilho nítido e cristalino.
• Bolhas: as bolhas são uma característica distintiva dos espumantes. Elas podem variar em tamanho, quantidade e velocidade de sua ascensão à superfície. Espumantes de qualidade geralmente apresentam bolhas finas e persistentes.

Além disso, separamos algumas dicas para te ajudar a fazer as melhores harmonizações entre espumantes e pratos:

Espumante Moscatel

Feito com uvas da família Moscato – uma das mais tradicionais e queridas no mundo alcoólico –, esse espumante conta com rótulos diversos e uma qualidade incomparável. Conhecido por ser um pouco mais docinho e com um baixo teor alcoólico, o Moscatel é leve, refrescante e fácil de degustar. Ele combina muito bem com doces, como mousses, bolos e sorvetes. Em geral, qualquer sobremesa cai bem com esse espumante.

Também pode ser acompanhado com queijos salgados, azeitonas e outros alimentos em conserva. É sempre um sucesso!

Espumante Casa Perini

Ideal para um happy hour chic e animado, o espumante Casa Perini é maravilhoso para acompanhar carnes brancas ou pratos vegetarianos, como risotos. Também é perfeito para harmonizar com sushis e frutos-do-mar em geral.

Espumante Garibaldi

E um espumante rosé, que cai perfeitamente bem com alimentos como massas, queijos, risotos, peixes crus e canapés. Uma dica é apreciá-lo na praia, na beira da piscina ou em um jantar bem chic e sofisticado com amigos e família.

Esperamos que nossas dicas te ajudem a escolher o espumante perfeito para sua ocasião!

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS