De perto, a Feira do Empreendedor mostra ser muito mais do que um simples ponto de encontro da classe empreendedora de Mato Grosso do Sul. A Equipe do Capital News passeou pelos corredores e conversou com os expositores sobre as inovações apresentadas. Além das inúmeras palestras, alguns detalhes curiosos, inovadores e até apetitosos foram registrados pelas lentes do fotógrafo Deurico Ramos.
Rastreamento – A empresa Rastrovet, criada em 2004 em Campo Grande, apresentou equipamentos para automação na pesagem. Segundo o empresário Marco Marcondes, diversas tecnologias já estão disponíveis para o criador ter maior controle sobre seu rebanho. Um chip armazena as principais informações de cada animal.
Parece brinquedo de criança - O representante da TGL – Transportes, Guindastes e Locações, contou á reportagem que seu guindaste alcança mais de 100 metros de altura.
Ordenha – Acessório praticamente obrigatório para o profissional do campo. O equipamento pode ordenhar até 15 vacas por hora, sem qualquer contato do leite com o ambiente externo, totalmente seguro, prático e higiênico. Marcelo Borges afirma que não faz qualquer sentido hoje utilizar a ordenha manual com a disponibilidade da nova tecnologia.
Que tal filmar ou fotografar seu casamento das alturas ou até controlar sua propriedade rural com processamento de imagens? A Above Technology apresentou o Drone que faz isso, além de despertar a curiosidade de quem passa, claro.
A Raffinée contou com o apoio da Incubadora Municipal para impulsionar sua produção. Hoje distribui Petit Gateau e Brownies para grandes lojas e redes. A equipe do Capital News experimentou o Petit Gateau da foto e agora torce para que a Feira do Empreendedor aconteça todo mês com atrações semelhantes. Thiago Carvalho explicou que a empresa familiar já tem 12 anos.
Lousa Digital – Paulo Henrique explica: “Hoje a criança, com cinco ou seis anos, já mexe no celular, no tablet e computador melhor do que nós. Acostumado a estas novas tecnologias, quando chega na sala de aula, vê um quadro negro e uma infinidade de livros, é um tédio. A tecnologia desperta a atenção do aluno, é interativo e conectado à internet”. Além da lousa, há o tablet e outros equipamentos que atendem principalmente escolas públicas.
Extração – Se um dia você for plantar uma árvore no seu quintal e encontrar um poço de petróleo, olhe bem para a foto e aprenda como acontece a extração e filtragem. Mas como nós não acreditamos que isso seja muito provável de acontecer em Campo Grande, registramos o kit didático da Fiems/Senai mais por curiosidade.
Etiqueta eletrônica – Estande mostra que até nos pequenos detalhes a inovação é uma aliada importante no seu negócio. A etiqueta eletrônica é integrada a um sistema que contabiliza estoque, atualiza preços em tempo real e fornece detalhes sobre o produto.
E não é que até um simples estande de mel é capaz de prender a atenção de quem passa? Não é só produção, é inovação. Adriano conta que participou de um encontro em Buenos Aires e voltou decidido a inovar. Quadruplicou sua produção de mel e ensinou técnicas de criação de rainhas. As técnicas tradicionais passadas de pai para filho são boas, mas nada como contar com o apoio do Sebrae.
A Feira do Empreendedor segue até domingo em Campo Grande e a expectativa do Sebrae é de receber até 12 mil visitantes. As palestras e atrações estão direcionados principalmente aos setores de serviços, comércio, indústria e agronegócios.