Com apenas 32 anos, Tiago Batizoco, que assinou recentemente com o Novoperário-MS espera repetir as conquistas dos campeoanatos que já tem em seu curriculum aqui em Mato Grosso do Sul. Thiago poderia ser considerado um técnico inexperiente, fato que é desmentido pela vitoriosa carreira no futebol Rondoniense desde 2006, quando recém-formado na faculdade de fisioterapia na Unifev de Votuporanga-SP e resolveu aceitar o desafio de ser fisioterapeuta da extinta equipe da Ulbra em Ji-Paraná. De lá pra cá Batizoco passou por clubes como Ji-Paraná, Cruzeiro/RO, Rolim de Moura, Vilhena e Espigão do Oeste onde acumulou títulos e mais experiência.
Na passagem pelo Sport Club Ulbra, Batizoco teve a oportunidade de trabalhar com o treinador Dado Cavalcanti que levou o Mogi Mirim às semifinais do paulistão 2013 e atualmente técnico do Paraná, também cogitado por grandes clubes do país para a próxima temporada.
"Ele é um treinador diferente, um estudioso do futebol. Tive a oportunidade de ver como ele trabalha e a gente sempre implementa algo que é bom. Tenho certeza que logo ele estará em um clube da Série A" disse Batizoco.
Em 2007, Batizoco conseguiu levar a equipe do Rolim a primeira divisão de Rondônia, fato que se repetiria com o Cruzeiro/RO em 2009 e com o Ji-Paraná em 2011, de forma invicta. Aliás, ele entrou pra história do futebol do estado por ser o único técnico campeão das duas divisões do mesmo ano, primeira divisão com o Espigão e segunda com o Ji-Paraná em 2011, ano que disputou também a Copa do Brasil com o Vilhena sendo eliminado pelo Avaí que viria a ser vice-campeão da edição.
Batizoco destaca que o seu profissionalismo sempre lhe rendeu credibilidade no futebol e que tem carinho por todas as equipes por onde trabalhou, mas que tem um carinho todo especial pelo azulão de Espigão do Oeste por tudo que envolveu sua passagem pelo clube e a cidade.
"Foi muito gratificante ver como a cidade acolheu a mim e a equipe naquele ano, conseguir fazer um time de uma cidade tão pequena como Espigão ganhar o título estadual é uma coisa que realmente fica marcada na carreira e no coraçãO" disse.
No Espigão, Batizoco faturou ainda o título do Campeonato Estadual Sub-20 em 2012 e em janeiro deste ano teve a melhor participação de um clube de Rondônia na Copa São Paulo, vencendo o Grêmio de Porto Alegre por 2 a 0 na primeira fase da competição.
Gosto muito de como as pessoas de Espigão tratam o profissional, lá a coisa é séria. Gosto tanto de lá que vou passar o próximo fim de semana por lá com amigos que fiz no período que trabalhei no clube - declarou.
Ás vésperas de embarcar para Mato Grosso do Sul para comandar o Novoperário-MS, o treinador afirma não ter fórmula para o sucesso e conquistas no futebol rondoniense, mas que algumas peculiaridades podem fazer a diferença na hora de montar uma equipe que dará resultados ou não.
"Vejo que as equipes que foram campeãs estaduais sempre tiveram como diferencias jogadores que vieram de outros estados, mas não é falta de qualidade dos jogadores daqui, o que falta mesmo é experiência e um pouco mais de vontade de aprender e se dedicar" afirmou Batizoco que assinou recentemente contrato com a equipe do Novoperário/MS.
Perfil de trabalho
Tiago declara que o técnico de futebol deve estar constantemente se atualizando, participando de workshops, trocando idéias e tentando equilibrar os entraves que ocorrem dentro do grupo de trabalho que envolve muitas pessoas.
"O técnico tem que ter seriedade e honestidade para com todos, pois trata com diretoria, imprensa, comissão técnica e torcida. É impossível manter um equilíbrio se não agir com inteligência, eu particularmente procuro entender primeiro o ser humano, o que se passa na cabeça da pessoa para depois enxergar o atleta" afirmou.
Galo da BR
Batizoco reside no primeiro distrito de Ji-Paraná e já passou pelo clube da cidade como diretor e treinador. O técnico se mostrou incomodado em falar da parte profissional do clube, mas diz se sentir muito triste com a situação atual do Jipa que hoje está na Série B do campeonato estadual.
"Tem coisas do Ji-Paraná que prefiro não falar, pois as pessoas que sempre administraram o clube desde que estou em Rondônia sempre tiveram interesses paralelos ao bom funcionamento do clube" falou chateado.
Por outro lado, foi com o Sub-20 do Galo que Batizoco ganhou projeção nacional. Na reportagem do Globo Esporte que acompanhou toda a saga do time de Rondônia até São Paulo para a disputa da Copinha em 2012.
"Foi muito bacana poder mostrar para o Brasil um pouco das nossas dificuldades e também o potencial que tem nos atletas do estado. No jogo contra o Olé Brasil a ver torcedores que nem nos conheciam torcendo pela gente foi muito emocionante" fala.
Ao ver a matéria no Globo Esporte, o atacante Jonas do Valência da Espanha pediu para o irmão entrar em contato com a equipe do Jipa e através de uma vídeo conferência conversou com os atletas na concentração da Copinha.
"Ele ficou comovido com a matéria porque lembrava muito as dificuldades do começo da carreira de todo atleta. Ele conversou com o grupo e fez uma doação de R$ 150 para cada um dos 25 jogadores que faziam parte da delegação, foi muito bacana" avaliou Tiago.
Sobre o futuro, Batizoco diz que quer seguir trabalhando forte e se aperfeiçoando para que a oportunidade de trabalhar em um grande centro surja e ele esteja preparado para agarrar a oportunidade.
"Vou seguir confiando em Deus que é o alicerce de tudo, contando com o apoio da família que é a base humana e desejando sempre mais conquistas, pois esse é o combustível para o sucesso" finalizou o técnico. (Fonte: Globo Esporte MS)