Não é uma dinastia, mas sim, a transferência de conhecimento de quem, ao longo dos anos, conviveu lado-a-lado, à beira dos campos antes, esparramados pelos mais diversos bairro e vilas de Campo Grande, onde a cada “domingueira esportiva”, surgia nos mais diversos campeonatos de futebol amador, um jogador diferenciado e à base do olho clinico, este era encaminhado para as categorias de base do Comercial ou do Operário.
À beira dos campos de peladas espalhados pela cidade, antes bem menor que hoje, estavam Elói do Carmo e Mauro Belarmino. O primeiro transferiu os seus conhecimentos ao segundo, que, como bom aluno, tratou de aprender tudo para que na ausência dos campos, AL como acontece hoje, de Elói, ele pudesse colocar em prática os conhecimentos transmitidos.
Foi assim no Comercial, onde ambos trabalharam juntos. Talvez ali, na antiga Vila Olímpica, que também hoje não existe mais, Mauro Belarmino tenha captado todos os ensinamentos do mestre Elói do Carmo, hoje aposentado e vivendo longe dos campos de futebol.
Com isso, a responsabilidade de revelar novos valores para o futebol da Capital, coube agora ao Mauro Belarmino que, tem se revelado um verdadeiro “olho clinico” também. Foi assim durante muitos anos no Comercial, onde comandou as categorias de base do colorado de onde surgiram bons jogadores que depois, foram elevados à condição de profissionais. Evandro, Leomar, Arizinho, Biro-Biro, Anselmo, Sielmo, entre tantos outros.
Mesmo longe da Vila Olímpica, que hoje não existe mais e também do Comercial, Mauro continua cultivando os seus conhecimentos futebolísticos. Hoje, trabalhando na equipe do Guaicurus, que disputa o estadual da categoria Sub-18, ele evidencia uma vez todo o seu conhecimento e a sua vocação de “olho clinico”, descobridor de talento. Tanto que a referida equipe é a líder da competição e uma das virtuais classificadas para a sequencia do campeonato, deixando para trás, o Comercial e as demais.
Hoje, ocupando o cargo de um dos diretores do Guaicurus, Mauro Belarmino, conhece o caminho para buscar novos valores que aos poucos, estão sendo inseridos no futebol do Estado.