A princípio, a inauguração dos refletores do estádio Jacques da Luz, localizado no bairro das Moreninhas, prevista para esta quarta-feira (4), poderá ser adiada devido à falta dos laudos técnicos exigidos pelo Ministério Público Estadual (MPE), conforme informou agora há pouco, o vice-presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Marco Antônio Tavares.
Conforme as suas explicações, feitas por ele, sem os laudos técnicos liberados pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MS, (CREA) se tornam necessários em função de o jogo previsto pela tabela entre as equipes do Comercial e Misto, pela 13ª rodada da competição estar marcado para o período vespertino (15h) e para a mudança para o horário noturno, as instituições citadas terão quer rever as normas exigidas pelo Estatuto do Torcedor.
Ao Corpo de Bombeiros, não caberá apenas a inspeção quanto à iluminação. Além disso, é preciso analisar se existe saída de emergência em caso de um “apagão”, durante a partida. A Polícia Militar terá que analisar o efetivo de policiais que serão disponibilizados para o horário dos jogos noturnos e com isso, aumentar o efetivo e ao CREA, o laudo de instalação das luminárias e dos refletores de acordo com as normas de segurança e analisar ainda, a carga de energia elétrica, se está dentro das normas exigidas pelo do Estatuto do Torcedor.
Para o dirigente da FFMS, dificilmente, os refletores recém instalados naquela Praça Esportiva, serão inaugurados na atual competição com jogos válidos pelo estadual, isso porque, a saída do atual diretor da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), Carlos Alberto de Assis, prevista par hoje, poderá dificultar ainda mais o andamento para a liberação dos laudos exigidos, uma vez que o prazo de entrega dos mesmos demora em torno de uma semana aproximadamente.
“Do jeito que está hoje a tabela, da Capital eu acho que apenas o Cene avançará para a segunda fase e ele tem o estádio próprio e não vai abrir mão do mesmo e caso ele (Cene) aceite transferir o local da partida, a mesma será no Morenão, que até o dia 11 de abril (dia do jogo válido pela segunda fase) estará liberado, pois os laudos estão prontos.
Tavares revelou que no momento, apenas cinco praças esportivas têm condições de sediarem jogos noturnos: Douradão, Saraivão, em Ivinhema, Ninho da Águia, em Rio Brilhante, Virotão, em Naviraí e o Madrugadão, em Três Lagoas.