O site da Fifa publicou uma descrição sobre cada uma das 17 cidades do Brasil que disputam as vagas para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. No texto de abertura, a Fifa descreve o futebol como profundamente enraizado na vida e na cultura do País, que irá sediar os Jogos Mundiais pela segunda vez. Sobre Campo Grande, a Brown City, é citada a estratégica localização de fronteira com Bolívia e Paraguai e com pontos de turismo ecológico, como Bonito e Pantanal.
A Fifa conta que Campo Grande, a Big Field, foi criada por um grupo de agricultores de Minas Gerais, no final do século 19. Ao longo das décadas, a pequena vila tornou-se “a imponente capital de Mato Grosso do Sul”. O apelido de Cidade Morena – Brown City – é explicado por conta da cor da terra da cidade. A região é fortemente influenciada pelos dois países vizinhos – Bolívia e Paraguai.
O tempo, conforme o texto, é úmido no verão e seco no inverno, com temperaturas que chegam a 30ºC, em qualquer mês do ano. A cidade conta com grandes áreas verdes, sendo citado o Parque das Nações Indígenas. Os pontos turísticos podem ser visitados em duas horas e meia, segundo a federação.
A Fifa ainda recorda que os dois maiores times do Estado – Operário e Comercial – tiveram seus áureos tempos na década de 70, mas que desde 1986 não conseguem um bom desempenho na elite nacional do futebol. Até uma tradução literal do Morenão, o Big Brown, é citada. Confira o texto na íntegra e no site da Fifa a descrição das outras cidades que concorrem a uma das 12 vagas para subsede da Copa 2014.
Confira a íntegra, em inglês, aqui.