O Esporte Clube Comercial, um dos tradicionais clubes do futebol sul-mato-grossense e detentor de nove títulos estaduais – o segundo maior campeão de Mato Grosso do Sul, atrás apenas do Operário Futebol Clube –, deu um passo importante esta semana em sua jornada para se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Profissionais especializados, com experiência em grandes clubes como Portuguesa (SP) e Coritiba (PR), e que atualmente atuam em processos de Red Bull Bragantino, Palmeiras e Bahia, estiveram em Campo Grande para oferecer consultoria jurídica, financeira, de gestão e investimentos.
A visita, que ocorreu na segunda e terça-feira, foi mantida em sigilo quanto aos nomes dos analistas pela direção do Comercial, para não atrapalhar a finalização da SAF Colorada. Durante a estadia na Cidade Morena, os consultores exploraram pontos turísticos e realizaram uma avaliação detalhada da situação do Estádio Pedro Pedrossian, o Morenão, e do Estádio Jacques da Luz, que sedia jogos do Campeonato Estadual e da Série D. A agenda intensa também incluiu diversas reuniões com a diretoria do clube.
União pelo Futuro e Estudo de Viabilidade em Andamento
Em um "Café da Manhã entre Comercialinos" realizado no último final de semana, o presidente do Comercial, Marlon Brandt, abriu o jogo com ídolos, ex-atletas, empresários e dirigentes. Brandt relatou a delicada situação financeira da equipe e atualizou sobre o andamento do estudo técnico de viabilidade econômica, conduzido pela empresa interessada em administrar o clube.
"Estamos, neste momento, passando por uma auditoria de viabilidade econômica com essa empresa, que tem sido uma grande parceira nossa nos últimos anos. O que me deixa mais tranquilo é que eles estão totalmente focados no Comercial, e nós entregamos toda a documentação necessária para que possam analisar minuciosamente se o investimento vale a pena ou não. Mantemos conversas diárias. Confesso que estou ansioso, porque precisamos levar o Comercial de volta à Série A do Estadual, mas é preciso ter paciência e aguardar a resposta desse investidor, que é muito importante para nós”, afirmou o presidente, que fez um apelo por união para que o Comercial retorne ao caminho do sucesso em breve.
O evento de união contou com a presença de figuras importantes da história do clube e do cenário local, como o vice-presidente Cláudio Barbosa, os ex-atletas André Chita, Mestre Gonçalves, Tainha e Arnildo Cesconetto, o ex-presidente Arthur Mário, e o Secretário de Estado Marcelo Miranda, entre outros conselheiros e membros da diretoria.
Preparação nos Bastidores para a Divisão de Acesso
Apesar de o estudo de viabilidade econômica estar em andamento, o Esporte Clube Comercial não para e trabalha silenciosamente nos bastidores na montagem do elenco. A atual diretoria deve, em breve, anunciar a comissão técnica e os atletas, visando o início dos treinos em julho. O Campeonato Sul-Mato-Grossense – Divisão de Acesso está previsto para começar no final de agosto, e o Colorado busca se reestruturar para brigar pelo retorno à elite do futebol estadual.