A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quinta-feira, o Ranking Nacional de Clubes e Federações do Futebol Feminino para a temporada 2026. O destaque nacional permanece com o Corinthians, campeão brasileiro e líder absoluto com mais de 14 mil pontos. Entre as federações, a Federação Paulista de Futebol (FPF) mantém hegemonia com ampla vantagem sobre os demais estados.
Mas a principal novidade para Mato Grosso do Sul veio com a ascensão significativa do Operário Futebol Clube, que subiu 10 posições e entrou para o seleto grupo das 39 melhores equipes do país, refletindo a campanha histórica da equipe nas competições nacionais em 2025.
Corinthians lidera ranking nacional como fez no ano de 2024; clubes paulistas dominam o topo.
O Ranking Nacional de Clubes é calculado com base no desempenho das equipes nas competições da CBF nos últimos cinco anos, considerando pontuação por classificação e avanço de fases. Em 2025, pela primeira vez, a Copa do Brasil Feminina passou a contar pontos para o sistema.
O topo do ranking segue sob domínio paulista:
1º. Corinthians – 14.000 pontos
2º. Palmeiras – 11.536
3º. São Paulo – 11.162
4º. Ferroviária – 11.112
5º. Internacional – 10.072
Divulgação/Operário FC
As meninas do Operário FC conquistaram uma campanha histórica na Copa do Brasil e Série A3 coloca clube entre os 40 melhores do país
Operário FC aparece entre os 39º melhores e vive melhor momento no cenário nacional
O Operário Futebol Clube conquistou uma das maiores evoluções do ranking: ganhou 10 posições, alcançando 2.132 pontos, um salto de 764 pontos em relação à temporada anterior. O resultado coloca o Galo entre as principais equipes do país e como melhor time sul-mato-grossense na lista.
O segundo clube do estado no ranking, a Serc, caiu da 71ª para a 102ª posição, passando de 684 para 212 pontos.
Campanha histórica do Operário FC impulsiona MS
A temporada de 2025 foi marcante para o Operário FC no futebol feminino. O clube protagonizou campanhas inéditas em duas competições nacionais:
Copa do Brasil Feminina — Estreia com impacto nacional
O Operário avançou até a terceira fase, sendo eliminado pelo Flamengo. Antes disso, surpreendeu o país ao eliminar, fora de casa, duas equipes tradicionais e com maior investimento:
Mixto-PB (1ª fase)
Remo-PA (2ª fase)
Brasileirão Feminino Série A3 — Acesso bateu na trave
O Galo chegou às quartas de final, ficando a um passo do acesso à Série A2. Em confronto equilibrado contra o Vila Nova-GO: Primeiro jogo em Campo Grande: empate. Jogo de volta em Goiânia: derrota por 2 a 1 e o placar agregado: 3 a 2 para o Tigre.
A performance das meninas do Galo no Campeonato Brasileiro da Série A3, consolidou o Operário Futebol Clube como uma das equipes emergentes do futebol feminino nacional.
Operário FC fora da temporada 2026, mas retorno é provável com a SAF
Mesmo após o grande ano, o clube não disputará as competições femininas em 2026 — decisão tomada pelo presidente Nelson Antônio, que alegou falta de apoio e não participou do arbitral estadual.
Com a recente aprovação da Operário FC SAF, a expectativa é de que a modalidade seja retomada com mais força estrutural e competitiva a partir de 2027.
Federação de MS também sobe no ranking da CBF
O Ranking Nacional de Federações também computa os desempenhos dos clubes locais em competições da CBF nos últimos cinco anos. Graças à campanha do Operário FC, a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) ganhou quatro posições, saindo de 24º para 21º lugar com 2.344 pontos.
A evolução ocorre em um momento de grande visibilidade para o futebol feminino no estado, especialmente após a participação do presidente da FFMS, Estevão Petrallás, como chefe da delegação da Seleção Brasileira Feminina nos amistosos contra Noruega e Portugal.
A liderança segue com as federações:
1º. FPF – 78.150 pontos
2º. FERJ – 27.524
3. FGF – 25.752
4. FMF – 24.432
5. FFDF – 16.875
21º. FFMS – 2.344 pontos
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.




