A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A de 2025 reservou fortes emoções na briga por vaga na Libertadores e no dramático duelo contra o rebaixamento. O domingo derradeiro consolidou os quatro clubes que disputarão a Série B em 2026, Ceará, Fortaleza, Sport e Juventude e também os representantes brasileiros na principal competição continental do próximo ano.
O grande destaque ficou para o Fluminense, que garantiu a última vaga direta na fase de grupos da Libertadores ao vencer o Bahia por 2 a 0, no Maracanã, em um confronto direto decisivo.
Estádio Maracanã
Diante de mais de 50 mil torcedores, o Fluminense começou nervoso, viu Fábio fazer defesas importantes e sofreu pressão baiana. O panorama só mudou com as entradas de Ganso e Soteldo, que mudaram a dinâmica da partida.
O camisa 10 abriu o placar após erro da saída de bola do Bahia. Pouco depois, Soteldo cruzou com precisão para Thiago Silva, que marcou de cabeça e sacramentou a vitória tricolor.
Com o triunfo, o Flu chegou a 64 pontos, fechando o Brasileirão em 5º lugar e assegurando vaga na fase de grupos da Libertadores. Agora, o time volta suas atenções para a Copa do Brasil, onde enfrenta o Vasco na semifinal.
O Bahia, por sua vez, termina em 7º lugar, com 60 pontos, garantindo presença na pré-Libertadores pela segunda temporada consecutiva.
Arena Nilton Santos
No Nilton Santos, o Botafogo fez sua parte e venceu o Fortaleza por 4 a 2, assegurando a 6ª colocação com 63 pontos — vaga na pré-Libertadores.
O Fortaleza até saiu na frente, sofreu a virada, buscou o empate, mas acabou sucumbindo. A derrota decretou o retorno do clube cearense à Série B após sete anos, terminando a competição em 18º lugar, com 43 pontos.
O time cai ao lado do rival Ceará, além de Sport e Juventude.
Vitor Silva/Botafogo
Botafogo venceu o Fortaleza por 4 a 2 no Estádio Nilton Santos para fechar o Campeonato Brasileiro em 2025
Arena Beira-Rio
No Beira-Rio, o torcedor colorado viveu uma das jornadas mais tensas dos últimos anos. O Internacional, que iniciou a rodada em 18º e dependia de combinação de resultados, venceu o Red Bull Bragantino por 3 a 1 e alcançou o improvável.
Com 44 pontos, o Colorado terminou a competição em 16º lugar, escapando do rebaixamento de maneira histórica: é o primeiro clube a se salvar estando dentro do Z-4 na última rodada no formato de pontos corridos com 20 equipes (desde 2006).
O Ceará, concorrente direto, perdeu para o Palmeiras por 3 a 1 e confirmou o rebaixamento.
Neo Química Arena
Mesmo com time reserva, o Corinthians abriu o placar na Neo Química Arena, mas levou o empate do já rebaixado Juventude e encerrou a temporada em clima de frustração.
O Timão terminou o campeonato em 13º lugar, com 47 pontos, enquanto o Juventude fechou sua campanha na 19ª posição, com 35 pontos.
Vila Belmiro
Com pequena chance de rebaixamento, o Santos entrou ligado e atropelou o Cruzeiro por 3 a 0, com dois gols de Thaciano e um de João Schmidt.
A equipe de Neymar e Vojvoda não só se livrou do risco de queda como ainda conquistou vaga na Copa Sul-Americana, ultrapassando o Corinthians no saldo de gols.
Resultados da 38ª rodada
Fluminense 2 x 0 Bahia
Ceará 1 x 3 Palmeiras
Corinthians 1 x 1 Juventude
Santos 3 x 0 Cruzeiro
Sport 0 x 4 Grêmio
Vitória 1 x 0 São Paulo
Botafogo 4 x 2 Fortaleza
Atlético-MG 5 x 0 Vasco
Internacional 3 x 1 Bragantino
Ricardo Duarte / Internacional
Abel Braga salva o Colorado do rebaixamento diante de seus torcedores, o milagre aconteceu no Beira-Rio
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.


