O Campeonato Estadual tem a quarta rodada neste final de semana e, dos cinco jogos agendados – Aquidaunense e Corumbaense foi suspenso devido o Estádio Noroeste estar interditado -, o que chama a atenção do torcedor sul-mato-grossense é o Comerário, marcado para o Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, neste domingo, às 16hs com transmissão pela TV para todo o Estado.
Dois times de maior tradição no Estadual, Comercial e Operário viviam situações opostas até 2015. Em quanto o Colorado comemorou seu nono título estadual, o Galo patinava na segunda divisão desde a sua segunda queda, em 2011. No ano passado, mesmo com dificuldades financeiras, que ainda enfrenta, conseguiu o acesso com o vice-campeonato da Série B, o que possibilitou o retorno do confronto que não acontece há cinco anos.
Apesar desse hiato, o confronto ainda mexe com o torcedor pela rivalidade criada e a importância das partidas, várias delas decidindo a competição. Nas 11 finais que disputaram, o Operário levantou a taça em sete, deixando as outras quatro para o time vermelho. Na última, em 1997, um empate sem gols no primeiro jogo e vitória operariana no segundo por 2 a 0.
Nos últimos 30 jogos, porém, a vantagem, mesmo que mínima, é do Comercial. Foram nove vitórias contra oito alvi-negra e 13 empates. Inclusive, o último jogo foi vencido pelos colorados por 1 a 0 e a partida deste domingo pode igualar a série ou até ampliar a vantagem do Comercial.
Times escalados
Na partida deste domingo, Celso Teixeira, técnico do Operário, tem uma ausência certa em relação ao time que venceu o Costa Rica, fora de casa, por 1 a 0 e conquistou a liderança do Grupo A. O zagueiro Renan foi expulso e cumpre suspensão automática, abrindo vaga para a entrada de Fábio Silva ou Willian. O time que começo o jogo deve ter França no gol; Fábio Silva (Willian), Rodiney e Fabio Bauru; Fabinho Souza, Jorge, Fernando, Lima e Diniz; Marcelo Tevez e Rodrigo Grahl.
Pelo lado vermelho, o problema do Tiago Batizoco é no gol. Martins, o titular, passou a semana em tratamento no departamento médico e é dúvida até momentos antes do jogo. Jairo, que ficou na reserva nos jogos anteriores, está na expectativa de ocupar vaga. O provável time é o mesmo que venceu o Misto na quarta-feira com Martins (Jairo); Léo, Miltão, Rodolfo e Prego; Quirino ,Fagner, Watthimann e Gibran; Aloisio e Mateus Dulcidio.
A arbitragem do jogo é de responsabilidade de Marcos Mateus Pereira, auxiliado por Rui César lavarda, ambos do quadro da CBF, e Bruno de Andrade Martins, aspirante à CBF.
Outros jogos
Pelo Grupo A, outras duas partidas estão agendadas. Neste sábado, às 19h, no Estádio Madrugadão, Misto e Serc se enfrentam na briga contra a última posição.
Por enquanto, o time de Três Lagoas jogou três vezes, todas com derrota, enquanto o Chapadão teve duas derrotas e um empate.
No domingo, às 16h, no Estádio Laertão, o Costa Rica tenta retomar a liderança perdida na última rodada enfrentando o Novoperário, que também busca as primeiras posições.
No Grupo B, com a suspensão do jogo entre Aquidauanense e Corumbaense, dois jogos acontecem, ambos no Estádio Saraivão, em Ivinhema.
Neste sábado, às 20h, o Naviraiense, que segue sem poder jogar no Virotão, recebe o Sete de Dourados. No domingo, às 17h, o Ivinhema joga contra o líder Águia Negra.