O Capital News conversou com os sete candidatos a prefeito de Campo Grande sobre suas propostas. Agora, no momento decisivo, o jornal eletrônico republica as entrevistas para ajudar o eleitor a definir o seu voto.
Todos responderam por que querem suceder Nelsinho Trad. Eles falaram ainda sobre o programa de governo, as propostas para a saúde, devolução da administração da Santa Casa à administração beneficente, a relação com a Câmara Municipal, a possibilidade de rever as licitações do lixo e do transporte coletivo e fazer auditoria na administração pública.
As eleições acontecem no domingo. Cada eleitor irá votar duas vezes: primeiro ele escolhe o candidato a vereador (são cinco dígitos) e aperta a tecla “confirma”, depois ele vota para prefeito (dois dígitos) e novamente “confirma”. Ele também pode votar em branco ou anular o voto.
Alcides Bernal (PP)
Na entrevista feita a menos de 15 dias da eleição, em um escritório de advocacia, o candidato a prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP) fala sobre suas propostas para as mais diversas áreas, entre elas saúde, educação e transporte público.
Logo após aparecer na liderança na última pesquisa de intenção de votos, Bernal parece ter assumido uma postura de cautela, principalmente em relação a pontos polêmicos, mas não foge das perguntas e responde tudo com clareza. Continuação...
Edson Giroto (PMDB)
Deputado federal, engenheiro civil e ex-secretário, Edson Giroto (PMDB) parece bem à vontade e com a mesma certeza de qualquer candidato a prefeito de Campo Grande: de que será eleito. A entrevista a poucos dias do pleito é feita em uma sala na VCA, empresa contratada para fazer a campanha do peemedebista. Na conversa de 20 minutos, ele surpreende, fala sobre ter feito "militância da esquerda" e promete implantar "o maior programa social já visto".
Antes de a entrevista começar, o candidato faz questão de falar sobre o ritmo acelerado da campanha, que acorda cada vez mais cedo e dorme tarde, e que a missão dele é "trabalhar, trabalhar e trabalhar". Continuação...
Marcelo Bluma (PV)
Em seu terceiro mandato de vereador, o engenheiro Marcelo Bluma é o primeiro dos sete candidatos a prefeito de Campo Grande entrevistado do Capital News sobre as propostas de governo. Ele recebeu a equipe de reportagem em seu gabinete, na Câmara Municipal, e falou sobre saúde, transporte público, relacionamento com a Câmara, composição do secretariado, e sobre a proposta de implantação do IPTU Ecológico.
Em um dos vários pontos altos da entrevista, Bluma falou sobre a possível vinda do ex-deputado federal e militante Fernando Gabeira a Campo Grande e sobre a descriminalização do usuário de maconha. Continuação...
Professor Sidney (PSOL)
Sidelvar Aparecido de Melo, mais conhecido como Professor Sidney, de 42 anos, é um dos sete candidatos a prefeito de Campo Grande.
Filiado ao PSOL, ele apresenta propostas ousadas como a construção de dois hospitais em Campo Grande e a criação de concorrência no transporte coletivo, além da volta dos cobradores nos ônibus.
Na entrevista concedida ao Capital News, Sidney Melo afirmou que irá auditar todos os contratos e licitações da prefeitura. Ele também prometeu levar para os bairros “a beleza do centro”, criando praças esportivas e colocando abrigos nos pontos de ônibus. . Continuação...
Reinaldo Azambuja (PSDB)
Único dos candidatos a prefeito nascido em Campo Grande, o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) conversou com o Capital News no comitê de campanha dele. Em um dos pontos altos da entrevista, ele contou que pretende implantar um sistema para abrir as contas da prefeitura, publicando na internet, em tempo real, o quê, quanto e a quem paga.
Ele falou sobre de que maneira a experiência de administrar Maracaju, município que deixou com 93% de aprovação, poderá ajudá-lo no desafio de administrar a Capital, se for eleito. Continuação...
Suél Ferranti (PSTU)
Funcionário público concursado, dono de um carro Corcel II e de uma casa de madeira, Suél Ferranti é um dos sete candidatos a prefeito de Campo Grande. É um sujeito simples, mas com ideias radicais.
Ele faz questão de mostrar o holerite com rendimento de R$ 4.023,86, e conta que a campanha é feita "passando o pires na classe trabalhadora", com direito até a rifa. Continuação...
Vander Loubet (PT)
Candidato do PT a prefeito de Campo Grande, o deputado federal Vander Loubet promete uma administração "mais humana" e "uma ação enérgica no combate à fome", implantando o Segurança Alimentar Municipal e criando seis restaurantes populares.
Na entrevista ao Capital News, ele falou que irá reduzir o custo de vida de Campo Grande, congelando o IPTU por dois anos e reduzindo a tarifa de ônibus em até 25 centavos. Continuação...