Foto cedida
Alimentação saudável, atividade física e dormir bem são itens fundamentais para uma melhor resposta imunológica
É só sair de casa que você já se depara com pessoas espirrando ou tossindo, não é mesmo? É que sobe e desce das temperaturas comuns nesta época do ano, favorecendo os problemas respiratórios.
Isso ocorre, segundo especialistas, porque as condições são propícias para a sobrevida e transmissão de vírus. Além disso, o tempo seco favorece o ressecamento nas vias respiratórias, tornando o organismo mais vulnerável a microrganismos invasores.
Os médicos falam que as pessoas têm o costume de ficar em locais mais fechados e sem ventilação, o que acaba facilitando a propagação do vírus. Para entender como evitar as doenças respiratórias é necessário ter atenção, o Capital News bateu um papo com a pneumologista Amanda Biancão que separou algumas dicas importantes.
1- Capital News: Tempo seco: como se cuidar nesse período?
Amanda Biancão: Cuidados fáceis e acessíveis. O primeiro, é lavar as mãos constantemente, evitar levar as mãos nos olhos, boca e nariz, manter as mucosas hidratadas tomando bastante água e lavando o nariz com soro fisiológico, alimentando-se bem, dormindo bem, ter um estilo de vida saudável e manter as doenças de base sempre em tratamento adequado e contínuo.
2- Capital News: Como manter a imunidade boa?
Nada melhor do que alimentação saudável, atividade física e dormir bem para uma melhor resposta imunológica
Amanda Biancão: Nada melhor do que alimentação saudável, atividade física e dormir bem para uma melhor resposta imunológica, além de manter as doenças de base sob controle e realizar exames preventivos anualmente no seu médico.
3- Capital News: Manter ambientes arejados ajuda?
Amanda Biancão: É fundamental manter os ambientes arejados e com exposição ao sol, isso ajuda a diminuir a sobrevida e a transmissão dos vírus responsáveis pelas doenças respiratórias.
4- Capital News: O que evitar?
Amanda Biancão: Devemos evitar nos expor a locais de grande aglomeração e com pouca ventilação. Evitar contato próximo com pessoas doentes.
5- Capital News: Tomar vitamina C em cápsulas ou outro suplemento ajuda? É recomendado?
Deurico/Capital News
Idosos e crianças são sempre prioridades nos cuidados em saúde devido, afirma especialista
Amanda Biancão: Há o hábito de fazer uso de vitamina c nessa época do ano, porém não há estudos que comprovem que a vitamina C promova a prevenção da gripe. Para quem come bem, dorme bem e faz atividade física, os suplementos vitamínicos não são necessários .
6- Capital News: Princípios de higiene, como lavagem das mãos, usar o álcool em gel 70 não devem ser esquecidos né?
Amanda Biancão: Sempre lavar as mãos ao chegar em algum local, antes de tocar no rosto e nos alimentos e também nas pessoas. A lavagem das mãos após essas situações também é importante.
7-Capital News: Cuidados com idosos e crianças devem ser redobrados?
Idosos e crianças são sempre prioridades nos cuidados em saúde devido à fragilidade dos mesmos
Amanda Biancão: Idosos e crianças são sempre prioridades nos cuidados em saúde devido à fragilidade dos mesmos. Sendo assim, mantê-los longe de pessoas doentes, hidratados, agasalhados e com uma boa alimentação é fundamental para passar esse período de outono inverno.
8. Capital News: Quais dicas você deixa?
Amanda Biancão: Lembrem-se de deixar suas vacinas em dia, para a parte respiratória as vacinas importantes são a vacina da gripe anualmente, vacinação contra COVID, vacinação contra o pneumococo e também contra a coqueluche. As vacinas são disponibilizadas via sus e na rede particular.
Cada um fazendo a sua parte, certamente fará a diferença nessa época do ano.