O Ministério da Educação (MEC) mudou a data do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para 21 de novembro e confirmou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado nos dias 6 e 7 de novembro. A mudança do Enade aconteceu devido ao Enem, que sempre acontece em outubro, ser adiado por causa das eleições.
Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao MEC, o Enade é usado como um dos indicadores de qualidade do curso. Ele integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que leva em conta ainda a avaliação institucional e dos cursos de graduação.
Neste ano, o Enade avaliará os cursos de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia. Serão avaliados também os cursos de tecnólogo em agroindústria, agronegócios, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.
São obrigados a participar da prova estudantes do primeiro e do último ano de cada curso. No ano passado, cerca de um milhão de estudantes fizeram a prova.
Os dirigentes das instituições de ensino superior são responsáveis pela inscrição de todos os estudantes habilitados ao Enade, no período de 2 a 31 de agosto de 2010. A divulgação da lista dos estudantes que participarão da prova sairá dia 20 de setembro, e até o dia 22 de outubro, os respectivos locais onde serão aplicadas as provas.
Por: Nadia Nadalon-estagiária (wwww.capitalnews.com.br)