Campo Grande 00:00:00 Domingo, 11 de Maio de 2025


Educação Quarta-feira, 05 de Novembro de 2008, 09:46 - A | A

Quarta-feira, 05 de Novembro de 2008, 09h:46 - A | A

Fiems e UCDB firmam parceria para bolsas de estudos

Da Redação (JG)

A Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) e a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) assinaram, na Casa da Indústria, em Campo Grande, termo de parceira que institui bolsas de estudos para os funcionários das indústrias filiadas ao Sistema Indústria no Estado, que obtiverem os melhores resultados no vestibular especial que a instituição de ensino realizará no próximo dia 6 de dezembro.

O “Desafio UCDB – In Company” disponibilizará 36 cursos de graduação presenciais e via Internet, sendo que os industriários têm de 10 a 30 de novembro deste ano para se inscrever ao custo de R$ 10,00, ou seja, desconto de 50% em relação ao valor cobrado pela instituição no vestibular regular. As provas do processo seletivo serão aplicadas no campus da UCDB em Campo Grande às 19 horas do próximo dia 6 de dezembro e terão duração máxima de 3h30.

Elas terão 60 questões de múltipla escolha nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, Química, Biologia, Física, História, Geografia, Conhecimentos Gerais, Matemática e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), além da Redação em Língua Portuguesa, que é eliminatória. A divulgação do resultado será realizada a partir das 9 horas do próximo dia 10 de dezembro deste ano na sede da UCDB.

Na avaliação do presidente da Fiems, Sérgio Marcolino Longen, firmar essa parceria com uma universidade nos moldes da UCDB engrandece o Sistema Fiems, que está trabalhando com a educação dos industriários. “Sentimos a necessidade de investirmos cada vez mais na base da formação dos funcionários das indústrias e a UCDB tem demonstrado o interesse de ampliar sua atuação cada vez mais nessa área em conjunto com a Fiems. Por isso, vamos continuar a fomentar o desenvolvimento dessas atividades no Estado”, avaliou.

Já para o padre José Marinoni, reitor da UCDB, destacou que a finalidade da instituição de ensino é oferecer e oportunizar aos trabalhadores e à população em geral a possibilidade de estudarem em uma universidade. “Hoje, eu fico muito entristecido quando vejo tanta gente que tem condições intelectuais, mas não tem, às vezes, condições financeiras para freqüentar uma boa universidade. Com esse convênio, tenho a certeza que a Fiems dá oportunidade aos funcionários das indústrias para fazerem um curso superior”, disse.

O padre Marinoni destacou que, a princípio, a parceria com a Fiems vai privilegiar apenas os trabalhadores das indústrias que se destacarem no “Desafio UCDB”, mas no futuro esse benefício pode ser ampliado. “Nós sabemos que o convênio ainda é um pouco tímido, mas espero que, com o estudo que será feito, tanto pela Fiems, quanto pela UCDB, possamos ampliar essa parceria e dar oportunidade para que mais industriários tenham condições de se beneficiar”, declarou.

Regulamento

Pelo regulamento, o “Desafio UCDB – In Company” é destinado exclusivamente aos funcionários das indústrias filiadas à Fiems que já concluíram o Ensino Médio. Esse vestibular especial vai contemplar com bolsas de estudos os candidatos que obtiverem melhores resultados nas avaliações, sendo que, quanto maior for o número de inscritos, maior será o número de bolsas.

Caso o processo seletivo atraia de 100 a 500 participantes, terá direito a bolsa de estudos de 100% o candidato que ficar em primeiro lugar em um dos cursos de graduação da UCDB que abrir turma em 2009, enquanto o segundo lugar terá direito a bolsa de estudos de 50%. Já de 501 a 1.000 inscritos, o primeiro colocado terá direito a bolsa de 100%, o segundo receberá uma bolsa de 70% e o terceiro terá bolsa de 40%.

Na eventualidade de o “Desafio UCDB” atrair mais de mil industriários, o primeiro colocado terá direito a bolsa de 100%, o segundo lugar receberá uma bolsa de 80%, o terceiro lugar receberá bolsa 60%, o quarto lugar terá uma bolsa de 50% e o quinto lugar receberá uma bolsa de 40% do valor da mensalidade. Ainda pelo regulamento, a bolsa concedida será na modalidade de mérito e será renovada semestralmente, desde que o rendimento acadêmico seja de 100% de aprovação, ou seja, nenhuma reprovação.

A bolsa de estudos será caráter pessoal e intransferível, não podendo ser trocada em seu todo ou em parte e deverá ser utilizada pelo candidato no prazo de um mês a contar da data de divulgação do resultado, mediante apresentação da documentação solicitada. Conforme registrado no edital do processo seletivo da UCDB 2008, o resultado do desafio dispensa o candidato de fazer o Vestibular 2009 da instituição de ensino, caso a pontuação obtida esteja de acordo com as normas.

Cursos disponibilizados

Na área de ciências humanas, a UCDB oferece os cursos de Biologia, Filosofia, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia, enquanto na de ciências agrárias são disponibilizados os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia. Já na área de ciências biológicas e da saúde são oferecidos os curso de Biologia, Educação Física, Psicologia, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional.

A área de ciências exatas e tecnológicas traz os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Computação, Engenharia Sanitária e Ambiental, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Redes de Computadores. Na área de ciências jurídicas há o curso de Direito e no de ciências sociais aplicadas têm os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social.

Já no centro de comunicação social e design são oferecidos os cursos de Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV. A UCDB tem ainda um inovador método de educação a distância, mais dinâmico e flexível, baseado nas tecnologias de informação e comunicação, que disponibiliza via Internet os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Graduação Tecnológica.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS