Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Economia Quarta-feira, 11 de Setembro de 2019, 11:26 - A | A

Quarta-feira, 11 de Setembro de 2019, 11h:26 - A | A

Mais impostos

Presidente da Fiems crítica futura volta da CPMF

“Não adianta o Governo Federal mudar o nome do imposto” afirmou Longen

Laryssa Maier
Capital News

Divulgação/ Assessoria

Presidente da Fiems crítica futura volta do CPMF

O novo imposto deve se chamar Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e unificará PIS, COFINS, CIDE e IPI

Nesta terça-feira (10) o secretário-adjunto da Receita Federal, informou que, Marcelo de Sousa Silva, apresentou as alíquotas em estudo pela União para a criação do imposto sobre pagamentos, que vem sendo comparado à antiga Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF). 

 

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, ao discursar na cerimônia de abertura da Superamas 2019, aproveitou para reforçar a possibilidade da recriação da CPMF, lembrando que a carga tributária brasileira é uma das mais altas do mundo e não há espaço para mais impostos.

 

Segundo o secretário-adjunto da Receita Federal, Marcelo de Sousa Silva, cada saque e cada depósito em dinheiro deverá ser taxado com uma alíquota inicial de 0,40%, enquanto cada operação de débito e de crédito deve ser submetida a uma alíquota de 0,20%. A proposta foi apresentada durante o Fórum Nacional Tributário, organizado pelo Sindifisco Nacional, e a ideia da equipe econômica é que a contribuição sobre pagamentos substitua. 

 

A reforma tributária a ser apresentada pelo governo também deve prever a unificação de impostos. O novo imposto deve se chamar Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e unifica PIS, COFINS, CIDE e IPI. Pela proposta divulgada nesta terça pela Receita Federal, a unificação seria gradual e começaria pela unificação de PIS e COFINS. O novo tributo teria um regime não cumulativo por valor agregado com uma alíquota única de 11%. A CIDE e o IPI seriam incorporados posteriormente.

 

“Nós somos contra qualquer aumento de imposto no Brasil, no Estado e nos municípios. Entendemos que os gestores públicos precisam fazer a lição de casa da mesma forma que nós, empresários, temos de fazer no dia a dia das nossas empresas para manter a competitividade dos nossos produtos. Para nós cheira mal o fato de o Governo Federal sinaliza que pretende aumentar imposto primeiro para depois avaliar a redução da carga tributária. Isso em decorrência de todos os anos que nós sentimos na pele esse tipo de política econômica, em que os gestores públicos aumentam o imposto primeiro e depois avaliam a redução da carga tributária, o que na prática nunca fazem”, criticou Sérgio Longen.

 

 O empresário ressaltou que não adianta o Governo Federal mudar o nome do imposto, pois vai continuar se chamando CPMF. “Temos de nos movimentar contra esse possível retorno desse imposto, chamando todos os nossos deputados federais e senadores para falar sobre a nossa preocupação com o aumento da carga tributária. Esse novo imposto vai cada vez mais prejudicar a competitividade dos nossos produtos e, por isso, nós temos de pressionar a nossa bancada federal para barrar o retorno dessa nova CPMF”, conclamou o presidente da Fiems, reforçando que os empresários precisam ficar atentos a todos os movimentos que buscam aumentar a carga tributária. 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS