Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Economia Sábado, 05 de Fevereiro de 2022, 08:51 - A | A

Sábado, 05 de Fevereiro de 2022, 08h:51 - A | A

Agroindústria

Paranaíba terá usina de etanol que poderá gerar 1,2 mil empregos

Segundo a Semagro, o investimento é de R$ 400 milhões

Flávio Veras
Capital News

Divulgação

Usina Paranaíba

A expectativa é de que o empreendimento entre em funcionamento em 2024 e gere cerca de 1.200 empregos diretos e indiretos.

A cidade de Paranaíba irá receber investimento de R$ 400 milhões para instalação da usina de etanol Cedro, que poderá gerar, em 2024, 1.200 mil empregos diretos e indiretos. A obra será realizada pelo grupo Pedra Agroindustrial. 

 

As informações foram repassadas ao secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), durante reunião com o diretor-superintendente do grupo Luiz Roberto Kaysel e o diretor administrativo e financeiro, José Márcio Cavalheire, na sede da autarquia estadual. 

 

“Recebemos com muito otimismo a informação de que essa usina em Paranaíba foi adquirida pelo grupo Pedra Agroindustrial, gerando empregos na indústria e no campo, fazendo parte da cadeia do sucroenergético, estratégica para Mato Grosso do Sul. Por parte do Governo do Estado, nossa tarefa agora é acelerar os processos de licenciamento ambiental e de incentivos fiscais, para que a planta industrial possa funcionar no prazo programado”, comemorou o secretário.

 

O titular da Semagro destacou que a usina está sendo construída ao longo de dez anos e agora será concluída.

 

“Com base na política industrial de atração de empresas do Estado e dado o volume de investimentos que a empresa fará, principalmente na geração de empregos, nós fizemos a reunião para discutir os incentivos fiscais que poderão ser concedidos. Discutimos ainda todo o processo de licenciamento ambiental da empresa para que ela possa dar continuidade a obra”, afirmou.

 

O secretário Jaime Verruck ainda adiantou que a previsão é de que a usina comece a operar em 2024. “A usina vai processar dois milhões e meio de toneladas e hoje conta com mais ou menos 30 mil hectares de cana. Por isso, agora o grupo vai começar a fazer os investimentos na base agrícola. Com esta produção a usina tem um potencial significativo de geração de emprego no município. Então é mais um empreendimento do Mato Grosso do Sul que avança, trazendo a diversificação da base produtiva e econômica de Paranaíba”, finalizou.

 

Segundo informações dos representantes do grupo, a expectativa é que a unidade registre uma moagem de 1,2 milhão de toneladas de cana-de-açúcar já em sua primeira safra, alcançando 5 milhões de toneladas após três anos.

 

A usina teve a construção autorizada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) mas a obra não foi finalizada. De acordo com a agência, a previsão de conclusão das obras é 2024, com capacidade de produção diária projetada em 310 mil litros de etanol anidro e 580 mil litros de etanol hidratado.

Divulgação/Samagro

Paranaíba terá usina de etanol que poderá gerar 1,2 mil empregos

Reunião com o diretor-superintendente do grupo Luiz Roberto Kaysel e o diretor administrativo e financeiro, José Márcio Cavalheire, na Semagro

Histórico
Com 90 anos, a Pedra Agroindustrial possuía até então três unidades produtoras no estado de São Paulo: Da Pedra, em Serrana; Buriti, em Buritizal; e Ipê, em Nova Independência. Portanto, a Cedro será a sua primeira unidade produtora fora do estado.

 

Atualmente, o grupo tem uma capacidade de moagem de 10,52 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, além de poder produzir diariamente até 3,24 milhões de litros de etanol anidro e 5,2 milhões de litros de hidratado.

 

Também participaram do encontro o diretor-presidente do Imasul, André Borges e o superintendente de Indústria, Comércio e Serviços da Semagro, Bruno Gouveia Bastos.

 

Os diretores da Pedra Agroindustrial destacaram que o pedido foi feito em novembro do ano passado pela companhia ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a aquisição foi liberada no mês passado.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS