Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 23 de Junho de 2026


Economia Quarta-feira, 16 de Fevereiro de 2022, 10:52 - A | A

Quarta-feira, 16 de Fevereiro de 2022, 10h:52 - A | A

Articulação

Ministra viaja ao Irã para estreitar relações comerciais

Tereza Cristina irá fazer reuniões em busca de matéria prima para fertilizantes

Flávio Veras
Capital News

Embrapa/Arquivo

Ureia

 

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, viaja nesta terça-feira (15) para o Irã, onde cumpre agenda para tratar de assuntos relacionados à relação comercial com o Brasil, como a importação de ureia iraniana. 

 

A ida ao Irã prevê reuniões com o Ministro da Agricultura, Seyed Javad Sadati Nejadi, e com o presidente da Comissão de Agricultura do parlamento iraniano, deputado Muhammad Askari, além de encontros com a Câmara de Comércio Brasil-Irã e com o Fórum Empresarial entre os dois países. 

 

Também está prevista visita à Petroquímica de Shiraz, importante produtora de ureia, e à Câmara de Comércio de Shiraz. 

 

"O Brasil é um grande exportador de alimentos para o Irã e o Irã é um grande exportador de fertilizantes, principalmente ureia, para o Brasil. Tenho certeza de que será uma missão muito bem sucedida e muitas oportunidades  de negócios surgirão", disse a ministra, em suas redes sociais. 

 

Em 2020, o Brasil exportou US$ 1,9 bilhão para o Irã em produtos agrícolas, com forte participação de milho (64,4%) e soja em grãos (21,2%) sobre o total. 

 

No sentido contrário, as vendas de produtos agropecuários iranianos ao Brasil somaram US$ 2 milhões em 2020, na maioria nozes e castanhas, uvas secas e outras frutas conservadas.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS