Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 23 de Julho de 2025


Economia Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2009, 09:32 - A | A

Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2009, 09h:32 - A | A

Lei do Estágio freia contratações, mas já há sinais de melhora

Lucia Morel, com assessoria - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Em vigor no País há pouco mais de 120 dias, a nova Lei do Estágio provocou uma redução de até 30% nas contratações de estudantes pelas empresas de Mato Grosso do Sul, mas nos últimos dias as contratações já dão sinais de aquecimento, conforme análise do superintendente do Instituto Evaldo Lodi (IEL), Bergson Amarilla.

“Toda mudança provoca desaquecimento no início por conta da falta de informação e do repensar das empresas e por isso, já estávamos esperando uma diminuição no número de ofertas de vagas. Agora, com o fim esse período, que também coincidiu com a turbulência na economia, já pudemos sentir uma melhora significativa, até por conta das novas aberturas que a lei confere”, ressaltou Bergson Amarilla.

De acordo com ele, no período crítico - três meses após a lei -, a diminuição das contratações já era esperada, mas, com a chegada do fim do ano e dos reflexos da crise financeira mundial, o percentual da retração surpreendeu. “Nós estávamos esperando uma redução de 15%”, ponderou, acrescentando que os setores de serviços, comércio e também a indústria já voltaram a contratar.

Oportunidades

A lei trouxe alterações significativas para os estudantes dos níveis médio, técnico e superior. A carga horária, benefícios e direitos das empresas, estagiários e instituições de ensino foram modificados. Além do limite de vagas para estudantes, a lei reserva 10% das vagas para deficientes.

Também segundo a lei, poderão oferecer estágios empresas privadas, órgãos da administração pública direta, autarquias e fundações de todas as esferas e poderes, além de profissionais liberais de nível superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS