A Sondagem Industrial realizada em abril pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas sul-mato-grossenses demonstra uma continuidade do otimismo da indústria estadual para os próximos seis meses. O otimismo permanece com boas expectativas em relação às exportações, às demandas por produtos industrializados, às compras de matérias-primas e às contratações de empregados. Os melhores índices foram apresentados pelas exportações e demandas por produtos industrializados, principalmente para o mercado externo com índice de 62,5 pontos.
Na sequencia parecem as demandas pelos produtos industrializados, com índice de 56 pontos, sendo que comportamentos similares foram verificados quanto ao número de empregados a serem contratados, com índice de 54 pontos e às compras de matérias-primas, com índice de 52 pontos. “Os quatro casos apresentaram indicadores acima dos 50 pontos, o que significa a ocorrência de expectativas positivas para os próximos seis meses deste ano em todo o setor industrial de Mato Grosso do Sul”, traz avaliação do Radar da Fiems.
A sondagem industrial mostrou também que atividade industrial apresentou um ritmo moderado, após a expansão ocorrida ao fim do primeiro trimestre. Assim, em consonância com o indicador da produção, o nível de utilização da capacidade instalada ficou abaixo do usual, comparativamente ao que é tido como habitual para o período. Resultado que, em boa medida, foi influenciado pelo ajuste ocorrido nos estoques de produtos finais que, em levantamentos anteriores estiveram acima do planejado.