O Governo federal sancionou a lei permitindo o aumento do percentual de biodiesel no diesel e autorizando a elevação da mistura de etanol na gasolina. A adição de biodiesel passou a 6% a partir de julho de 2014 e irá para 7% a partir de 1° de novembro deste ano, conforme publicado ontem no Diário Oficial da União. Antes da edição de medida provisória sobre o tema, o percentual era de 5%.
A lei também prevê que o Executivo poderá elevar a mistura de etanol na gasolina até o limite de 27,5%, desde que constatada sua viabilidade técnica, ou reduzi-la a 18%. A mistura de etanol está atualmente no máximo autorizado até agora, de 25%.
Com a elevação da mistura de combustíveis renováveis nos fósseis, o governo poderá aliviar a necessidade de importação de derivados de petróleo, que tem afetado as contas da Petrobras. Isso porque a estatal vende os produtos no mercado interno a um preço inferior ao que desembolsa para comprá-los no exterior, em função do controle das cotações.
Segundo o texto sancionado, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) poderá, a qualquer momento e por motivo de justificado interesse público, baixar o percentual de mistura de biodiesel para até 6 por cento, "restabelecendo-o por ocasião da normalização das condições que motivaram a redução do percentual".
No início de setembro, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou a Petrobras Distribuidora a comercializar gasolina com 27,5% de etanol anidro para realização de testes de avaliação da viabilidade técnica da mistura.