Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 28 de Julho de 2025


Economia Quinta-feira, 30 de Julho de 2015, 11:12 - A | A

Quinta-feira, 30 de Julho de 2015, 11h:12 - A | A

ELEVAÇÃO TAXA JUROS

Elevação dos juros é mais um equívoco do Banco Central, diz Fiems

Taxa básica de juros da economia brasileira subiu pela 7ª vez seguida

Melissa Schmidt
Capital News

Arquivo assessoria

TAXA JUROS

A taxa básica de juros da economia brasileira teve alta de 0,5 ponto percentual, elevando a Selic de 13,75% para 14,25%

Para a Fiems, o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC comete um grave equívoco ao elevar novamente a Selic. A taxa básica de juros da economia brasileira subiu pela 7ª vez seguida, a alta foi de 0,5 ponto percentual, elevando a Selic de 13,75% para 14,25% ao ano. O anúncio feito pelo Banco Central na quarta-feira (29). A inflação esperada medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deve chegar a 9,23% em 2015.

Na avaliação da indústria, o aumento dos juros impacta os preços com uma defasagem de seis a nove meses, ou seja, os resultados dos aumentos anteriores ainda não foram sentidos integralmente sobre a economia. Além disso, todos os indicadores da atividade econômica, da produção industrial, das vendas do varejo e do desempenho dos serviços mostram sensível desaceleração.
 
Segundo a Fiems, o quadro atual é agravado pelo aumento do desemprego, pela redução da renda e pela queda da massa salarial, o que, com a retração do crédito e o alto custo dos financiamentos, pode levar o país a uma recessão prolongada. A situação chegou ao ponto de haver queda no consumo de alimentos, algo que não ocorria há 12 anos. *com informações da Fiems

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS