Os produtos brasileiros tiveram em 2009 um novo destino: a China passou os Estados Unidos e se tornou o principal comprador do Brasil, segundo divulgou o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Welber Barral.
As exportações brasileiras para a China aumentaram de US$ 16,4 bilhões em 2008, para US$ 19,9 bilhões, em 2009, uma expansão de 23,1%. Segundo o MDIC, as exportações para a China representam 13,1% da pauta brasileira.
Enquanto isso, as vendas para os EUA caíram 42,4% em 2009, passando de US$ 17,7 bilhões para US$ 15,7 bilhões. Mesmo assim, representa 10,3% da pauta brasileira, ficando em segundo lugar.
No entanto, os EUA continuaram liderando em 2009, o ranking dos vendedores de produtos ao Brasil. Os dados do MDIC mostram que US$ 20,2 bilhões das importações brasileiras vieram do mercado norte-americano, e US$ 15,9 bilhões, da China.
Segundo Barral, em 2010 o governo brasileiro intensificará ações de promoção comercial para recuperar a penetração dos produtos brasileiros no mercado dos EUA.
Por: Nadia Nadalon-estagiária (www.capitalnews.com.br)