Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Economia Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020, 11:28 - A | A

Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020, 11h:28 - A | A

Agronegócio

Agricultores já vendem soja que será colhida em 2022

Exportações aquecidas deixam grão mais caro no país, que importa de vizinhos

Flávio Veras
Campo Grande

Agencia Brasil

soja

 

O agronegócio brasileiro vive um bom momento dentro e fora da porteira em 2020. Com exportações aquecidas, é o único setor da economia que tem conseguido bom desempenho em meio à pandemia do novo coronavírus.

 

Segundo analistas, o reflexo disso está na soja, principal produto do agro brasileiro e item mais exportado pelo país. E com dólar valorizado e grande procura da China, agricultores estão antecipando a venda do grão que só vai ser colhido no começo de 2022, um fato inédito.

 

O Brasil se prepara agora para o plantio da safra 2020/21 e, no caso da soja, a colheita está prevista para o início do ano que vem. Isso significa que os agricultores estão antecipando as vendas do produto de uma safra à frente.

 

A avaliação de especialistas é de que 3 fatores permitiram esse cenário inédito:

 

Primeira vez que indústrias aceitaram comprar o grão tão cedo;

Preços atrativos por conta do dólar valorizado;

Alta demanda da China, maior compradora mundial.

 

Especialista apontam pequenos negócios ocorrendo no Centro-Oeste e no Paraná. Segundo o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), pelo menos 1% da soja de 2022 já foi negociada. Essa venda normalmente ocorreria no início do ano que vem.

 

“O preço está muito bom, nós nunca tivemos um ano tão bom como 2020 para preços e, com esse câmbio favorável (para exportação), a gente já consegue também bons preços lá na frente”, explica Luiz Fernando Gutierrez, analista da consultoria Safras & Mercado.

O real desvalorizou mais de 30% em relação ao dólar em 2020. Isso deixa o produto brasileiro mais barato no mercado internacional. Além disso, o Brasil é referência na produção de soja, sendo o maior produtor e exportador mundial.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS