Campo Grande 00:00:00 Domingo, 26 de Outubro de 2025


Economia Terça-feira, 09 de Setembro de 2025, 17:56 - A | A

Terça-feira, 09 de Setembro de 2025, 17h:56 - A | A

Dourados

Latam registra ocupação de 94% em primeiro vôo de Dourados à Guarulhos

A decolagem do Aeroporto Francisco de Matos Pereira foi às 9h25, da última segunda-feira (9)

Flávio Veras
Capital News

No primeiro vôo de Dourados (MS) e Guarulhos (SP), que aconteceu na última segunda-feira (8), a Latam Airlines registrou uma ocupação de 94%. A decolagem do Aeroporto Francisco de Matos Pereira foi às 9h25, e marcou o início dessa operação na cidade. Segundo a Prefeitura de Dourados, o voo durou aproximadamente 1h, 15 minutos a menos do previsto. Já a companhia aérea, adiantou que a média de venda de passagens para os próximos voos, na quinta (11) e sexta-feira (12), está superior a 90%, o que é considerado excepcional para uma rota em início de operação.

Ainda de acordo com a Prefeitura, no voo inaugural de chegada estiveram presentes o prefeito Marçal Filho, as vereadoras Liandra Brambila, presidente da Câmara Municipal, e Karla Gomes, além do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), Everaldo Leite, secretários municipais e empresários locais. Os passageiros foram recepcionados pela vice-prefeita Gianni Nogueira e pelo vice-governador José Carlos Barbosinha, que destacou a importância da retomada dos voos e a parceria entre município e Estado para tornar real esse momento importante. 

O prefeito destacou o simbolismo da retomada dos voos e afirmou que o momento representa uma virada histórica para a cidade. “Nossa economia sofreu por conta do aeroporto fechado, mas agora vivemos uma nova fase para comemorar”, afirmou. “É uma alegria imensa”, enfatizou o prefeito. “Não existem nem palavras para descrever o que estou sentindo neste momento, porque, em apenas oito meses de gestão, conseguimos o que não haviam conquistado em anos, retomar os voos comerciais do nosso aeroporto”, completou o prefeito. 

O prefeito lembrou os desafios enfrentados para viabilizar a operação. “Tivemos reuniões com a Agência Nacional de Aviação Civil, com o Ministério de Portos e Aeroportos, fizemos obras de infraestrutura, conversamos com várias companhias aéreas e a Latam topou o desafio”, explicou.  

Latam/Divulgação

aeroporto

Da esquerda para direita: A vice-prefeita Gianni Nogueira, o prefeito Marçal Filho; Gerente de Aeroportos da Latam, Elisa Pereira; e o vice-governador, Baborsinha

Quem representou o governador do Estado, Eduardo Riedel, foi o vice-governador, Barbosinha São. Ele levou uma mensagem de Riedel, que falou sobre a importância de da retomada dos vôos comerciais na cidade. "Dourados tem grande representatividade e importância para região centro oeste do país, sendo um grande polo regional do ponto de vista econômico e social, com franco crescimento econômico. Inserir a cidade, e todos os municípios do seu entorno, nessa conectividade com o maior aeroporto do Brasil representa muito, fruto de um trabalho de muitos atores comprometidos com o desenvolvimento do estado. Isto faz parte do nosso planejamento estratégico, para impulsionar o setor de logística, do turismo, do agronegócio, industrial, abrindo inúmeras possibilidades”, disse o Governador.

A Latam Airlines celebrou o início da operação em Dourados. A gerente de aeroportos da companhia, Elisa Pereira, ressaltou a importância estratégica da cidade para os planos de expansão da empresa. “Estamos muito satisfeitos com o início da operação em Dourados e, certamente, faremos estudos para ampliar o número de voos semanais”, projetou. 

Com a retomada, Dourados volta ao cenário nacional de transporte aéreo e reforça sua posição estratégica como polo econômico e logístico do interior do país. O prefeito Marçal Filho já manteve conversas com as companhias Azul e Gol, que já operam na cidade, e disse que o objetivo é ampliar a concorrência e opções de destinos. 

Além disso, o novo terminal de passageiros, cuja construção começou no mês passado, terá um investimento significativo e deve ser concluído em dois anos. Para o prefeito, a obra mudará o patamar do aeroporto e consolida Dourados como ponto de conexão para toda a região sul de Mato Grosso do Sul.

Atração

A retomada dos voos comerciais em Dourados virou atração para dezenas de pessoas que foram para a Cabeceira 24 da pista do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. Elas estacionaram carros ao longo da Avenida Guaicurus, armaram cadeiras de praia e ficaram esperando o Airbus A319 da Latam Airlines taxiar até a cabeceira 06 para percorrer a pista e decolar.

Famílias inteiras esperavam pela decolagem que há mais de 4 anos não acontecia em Dourados e não perderam a oportunidade de filmar o jato da Latam. 

 

• • • • • 
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.

• • • • • 
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS