Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 16 de Julho de 2025


Agronegócio Quarta-feira, 16 de Julho de 2025, 14:53 - A | A

Quarta-feira, 16 de Julho de 2025, 14h:53 - A | A

Cotação

Soja cai no mercado internacional, mas tendência interna aponta estabilidade

Estoques altos e tarifas dos EUA pressionam preços globais, enquanto dólar favorece mercado brasileiro

Elaine Oliveira
Capital News

Os preços da soja recuaram no mercado internacional ao longo da última semana, pressionados por fatores como o clima favorável às lavouras nos Estados Unidos e os estoques elevados no Brasil e na Argentina. A avaliação é de pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

Outro fator que acentuou a queda foi o anúncio das tarifas recíprocas impostas pelo governo norte-americano a diversos países exportadores, inclusive o Brasil. As novas taxas passam a vigorar a partir de 1º de agosto.

No entanto, no mercado interno, o movimento de baixa foi interrompido. De acordo com o Cepea, a valorização do dólar frente ao Real e as tensões comerciais entre EUA e países importadores podem redirecionar parte da demanda internacional da soja norte-americana para o Brasil, sustentando os preços no cenário doméstico.

Pesquisadores destacam que este redirecionamento potencial favorece produtores brasileiros, que podem se beneficiar do câmbio e do deslocamento da procura por parte de grandes compradores.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS