Campo Grande 00:00:00 Sábado, 16 de Agosto de 2025


Agronegócio Terça-feira, 24 de Junho de 2025, 11:08 - A | A

Terça-feira, 24 de Junho de 2025, 11h:08 - A | A

Cotação

Óleo de soja dispara com demanda por biodiesel nos EUA

Cotações externas sobem mais de 15% e pressionam mercado brasileiro

Elaine Oliveira
Capital News

Os valores do óleo de soja registraram uma alta expressiva de mais de 15% na última semana no mercado internacional, segundo dados do contrato com vencimento em julho de 2025, negociado na Bolsa de Chicago (CME Group). Na sexta-feira (20), os preços chegaram ao maior patamar desde outubro de 2023.

De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o impulso nas cotações foi puxado pelas expectativas de aumento da demanda pelo produto nos Estados Unidos, especialmente para a produção de biodiesel. A Agência Nacional de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) propôs recentemente o aumento da mistura de biodiesel ao óleo diesel entre 2026 e 2027, o que deve ampliar o consumo de óleo de soja, principal matéria-prima do biocombustível naquele país.

Outro fator que reforçou o movimento de alta foi o conflito no Oriente Médio, que impacta diretamente os preços e a oferta de petróleo, estimulando o mercado de combustíveis alternativos.

No Brasil, a forte valorização externa pressionou os prêmios de exportação do óleo de soja, segundo levantamentos do Cepea. No entanto, a demanda interna segue enfraquecida, especialmente pelo setor de biocombustíveis, o que limita reações mais intensas no mercado doméstico.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS