O Programa de Apoio à Comercialização de Produtos de Origem Animal (PACPOA-MS) foi lançado para ampliar a venda interestadual de alimentos produzidos por agroindústrias de Mato Grosso do Sul. Agora, queijos, mel e embutidos poderão circular em todo o Estado desde que registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
Os municípios interessados devem cadastrar seus Serviços de Inspeção no sistema e-Sisbi e adequar suas legislações ao Serviço de Inspeção Estadual. As agroindústrias locais farão o cadastro de seus produtos, que receberão o selo PACPOA-MS para comercialização ampla. A Iagro será responsável pelo controle e fiscalização.
“O PACPOA-MS vem para valorizar a produção agroindustrial sul-mato-grossense, estimular o empreendedorismo local e promover a integração entre os serviços de inspeção municipal e estadual”, afirmou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.
Antes do programa, os produtos com selo municipal só podiam ser vendidos dentro do próprio município. Agora, com o PACPOA-MS, esse cenário muda, trazendo mais oportunidades para os produtores locais.
Desde 2019, Mato Grosso do Sul já usa o Selo Arte, que permite a comercialização nacional de produtos artesanais com certificação municipal. A diferença é que o PACPOA-MS é focado nas pequenas agroindústrias, enquanto o Selo Arte atende apenas produtos artesanais.