Campo Grande 00:00:00 Sábado, 20 de Setembro de 2025


Cultura e Entretenimento Quarta-feira, 04 de Março de 2009, 16:22 - A | A

Quarta-feira, 04 de Março de 2009, 16h:22 - A | A

Sexta e Sábado: Pontão de Cultura Guaicuru realiza sessões gratuitas de cinema em cinco municípios

Da Redação

Com o objetivo de difundir a produção cinematográfica nacional e formar público, facilitar o acesso ao cinema brasileiro e contribuir para a reflexão e construção de uma visão mais crítica do País e do mundo, o Pontão de Cultura Guaicuru apresenta o “Cinema Livre”, que consiste na exibição de filmes de curta e longa-metragem nacionais, de todos os gêneros e origens, que revelam a diversidade da produção nacional. Compõe a programação os acervos da Programadora Brasil, da produtora e distribuidora carioca Vídeo Filmes, do CineCultura, dos Pontos de Cultura e Casas Brasil de Mato Grosso do Sul e de outros estados do Brasil.

Foram contempladas com a atividade as cidades de Campo Grande, Dourados e Bonito. Em Campo Grande, além do Pontão de Cultura Guaicuru, participam do “Cinema Livre” o Ponto de Cultura Mukando Kandongo e a Casa Brasil do Instituto Delta de Educação. Em Dourados, a Casa Brasil da UFGD e o Ponto de Cultura Todas as Idades. Em Bonito, a realização da atividade será realizada pela Associação Cultural dos Amigos do Brazil Bonito. Todas as atividades terão entrada gratuita.

A abertura das atividades do “Cinema Livre” acontecerá no Pontão de Cultura Guaicuru, no dia 06 de março, às 19h. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher será exibida a série de curtas-metragens da Programadora Brasil, “Olhares Femininos”, composta pelas obras “Cartão vermelho”, “Três minutos”, “Messalina”, “Desventuras de um dia, ou a

vida não é um comercial de margarina”, “Dalva” e “Estória alegre”. Os filmes tratam de diferentes eixos temáticos como família, sexualidade, independência, comportamento, trabalho, valores, preconceito e sociedade. Após a exibição terá um debate sobre as personagens apresentadas pelos filmes, suas realidades e perspectivas. O debate contará com a presença da coordenadora da Secretaria Estadual de Políticas Públicas para Mulher, Carla Stefanini, e com a professora e especialista em políticas públicas para mulher e gênero, Maria Rosana Rodrigues. A mediação do debate será realizada pela jornalista e coordenadora pedagógica do Pontão de Cultura Guaicuru, Luana Salomão.

A continuidade das atividades acontecerá no sábado, dia 07 de março, às 19h, com a exibição do longa-metragem “Cinema, aspirina e Urubus”, de Marcelo Gomes. O filme apresenta a amizade entre um Alemão que fugia da segunda guerra mundial com um matuto que quer escapar da seca. Viajando pelas cidades da região apresentam filmes para quem nunca tinha ido ao cinema, isso tudo para atrair as vendas de um remédio milagroso.

Em um país onde 60% da população nunca foi ao cinema devido ao alto preço dos ingressos – de acordo com a pesquisa do Fórum dos Festivais, em 2007, – iniciativas como o “Cinema Livre” exercem um importante papel social, artístico e cultural à sociedade. Assim caminha o Pontão de Cultura Guaicuru, cumprindo com sua função pública de democratizar a circulação das produções artísticas e ampliar as possibilidades de acesso ao conhecimento, à cultura e às artes.

PONTÃO DE CULTURA GUAICURU
Endereço: Rua 13 de maio, 727 - Santa Dorotéia
Horários: sexta-feira e sábado, às 19h.
Palestras e debates: sexta-feira após exibição de filmes

(Com assessoria)
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS