Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 29 de Maio de 2025


Cultura e Entretenimento Segunda-feira, 29 de Setembro de 2008, 12:55 - A | A

Segunda-feira, 29 de Setembro de 2008, 12h:55 - A | A

Inscrições abertas para dança flamenca e cigana no Centro Cultural

Da Redação

O Centro Cultural José Octávio Guizzo está com inscrições abertas para aulas de dança cigana, direcionadas para pessoas a partir dos 12 anos, ministradas pela dançarina Vanesca Duarte. As aulas começam a partir de 1/10 e serão às quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 19h30, e terminam em dezembro.

A oficina vai proporcionar aos alunos a possibilidade de conhecer de perto a cultura e as tradições do povo cigano, através da sua expressão artística mais forte. Apesar de ser uma oficina de dança, a proposta vai muito além, pois serão ministradas aulas de cultura cigana, onde o aluno poderá conhecer outros aspectos do povo cigano, como roupas, o histórico, a língua cigana e o modo de vida do povo nômade.

A dança cigana é baseada na dança indiana sagrada, onde os quatro elementos da natureza são reverenciados: a água, a terra, o ar e o fogo. Os movimentos são suaves, harmoniosos e ao mesmo tempo vibrantes e alegres. Existem vários estilos de dança cigana, de acordo com cada tribo.

Vanesca Duarte é bailarina, coreógrafa e professora de dança. Descendente de ciganos começou a ministrar aulas em 1994 no Centro Cultural José Octávio Guizzo, vindo a criar a Cia de Dança Cigana Esmeralda. Formou-se em dança flamenca e dança espanhola pela Casa da Espanha no Rio de Janeiro, escola que é também preparatória para alguns atores globais, como Cristiane Torloni para a personagem de Maria Alonso na minissérie Amazônia.

O valor da mensalidade é de R$ 55 e as vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792. As inscrições podem ser realizadas de terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas. (Com assessoria)
.

Comente esta notícia

Rosimere batista dos santos 14/12/2023

Pena não vi antes e so agora que vi.guando abrira novas oportunidades para a dança cigana

positivo
0
negativo
0

1 comentários


Reportagem Especial LEIA MAIS