O Hospital de Câncer de Campo Grande-MS Alfredo Abrão (HCAA) inicia na quarta-feira (01), a campanha Outubro Rosa 2025 — a maior ação de mamografias gratuitas do Estado. A abertura oficial será às 9h, com a presença da diretoria, autoridades e convidados. “Mais uma vez, estamos unindo forças para promover a prevenção e salvar vidas por meio do diagnóstico precoce”, declarou a organização.
A cerimônia também marcará a inauguração de um mamógrafo de última geração, com tecnologia de tomossíntese (mamografia 3D), voltado ao atendimento via SUS. O novo equipamento permitirá maior precisão na detecção de tumores, principalmente em mamas densas. “Essa tecnologia é um avanço importante para diagnósticos mais seguros e rápidos”, destacou a equipe médica. Além disso, a ONG Fios de Luz, de Belo Horizonte, fará a doação de 300 perucas às pacientes oncológicas.
Entre os dias 2 e 31 de outubro (exceto feriados), serão disponibilizadas 80 mamografias gratuitas por dia, sempre de segunda a sexta-feira. As mulheres de 40 a 65 anos poderão realizar o exame no mesmo dia, mediante retirada de senha a partir das 6h da manhã, por ordem de chegada, no ambulatório do hospital (Rua Marechal Rondon, 1053). É necessário apresentar RG, CPF e cartão do SUS.
O exame será feito com um dos dois mamógrafos disponíveis: o recém-instalado mamógrafo 3D ou o da Sala Sesc Mulher. Os resultados ficarão prontos em até 15 dias. Não é necessário preparo prévio. A campanha conta com apoio das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, além do Sesc.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras (excluindo câncer de pele não melanoma), com 910 casos estimados em MS até 2025. “Detectar cedo é o que salva vidas. E o Outubro Rosa é um marco anual de conscientização que reforça esse cuidado com a saúde feminina”, finalizou o HCAA.