De 15 a 19 de outubro serão exibidos e expostos filmes e documentários no CineMis com temas sobre ciência e tecnologia às 19 horas com entrada franca. Já a exposição CineCiência será aberta ao público das 8h às 17h.
O debate sobre “Audiovisual, Ciência e Tecnologia”, vai ocorrer no dia 24/10 às 14h. Todos os eventos estarão abertos ao público no CineMis realizado pelo Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura.
As atividades integram a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Casa da Ciência (SNCT).
O tema principal da SNCT de 2012 é “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, que foi escolhido em função de serem estes os assuntos principais da Conferência Rio + 20, evento de enorme importância e organizado pela ONU em 2012 no Brasil, com a participação de quase todos os países do mundo.
A Mostra CineCiência, combinada com a Exposição CineCiência e também com os projetos “Cultura em Situação” e “Amplificadores de Cultura” do MIS de MS, tem o objetivo de incentivar o pensamento e o debate científico, estimulando a produção e a circulação de novas ideias. Os filmes selecionados abordam temas diversos, como as relações ciência-sociedade, ciência-meio ambiente que possibilita questionamentos sobre o papel do homem na natureza e como a ciência e a tecnologia podem ajudar na construção de uma sociedade sustentável.
Confira as sinopses e a programação:
MOSTRA CINECIÊNCIA
Sala Idara Duncan, de 15 a 19/10, 19h
15/10 - La Belle Verte (A Bela Verde) – França 1996
Ficção
Direção – Coreline Serraou
Duração – 99 minutos
Sinopse: A trama toda é centrada em Mila, uma extraterrestre de 150 anos e cinco filhos, que vem à Terra como parte de uma coalização intergaláctica. De um planeta adiantadíssimo, a alienígena vem para nos trazer uma mensagem de harmonia com a natureza. A Terra ainda é considerada pelo seu grupo como o único planeta incorrigível. Mila tem codificados em seu cérebro dois programas telepáticos, criados para reestruturar o modo de pensar destrutivo dos humanos. Ela pousa em Paris sem que ninguém perceba a sua chegada. Logo de cara, não se dá bem com a nossa alimentação e precisa segurar recém-nascidos que lhe transmitem energia. Numa maternidade, Mila conhece um médico que a ajudará em sua importante missão. Depois de muita dificuldade, a extraterrestre consegue se adaptar aos nossos costumes “atrasados” e, na volta para casa, leva consigo algumas jovens amigas e um bebê que fora abandonado pelos pais.
16/10 - Radio Bikini – Estados Unidos 1988
Documentário
Direção – Robert Stone
Duração – 56 minutos
Sinopse: Indicado para o Oscar em 1988 e considerado um dos melhores documentários da temporada, o documentário tem a passagem de um mundo ingênuo para uma nova era. No verão de 1946, o governo dos Estados Unidos fez seu primeiro teste no atol de Bikini, no Pacífico. O teste também foi o primeiro ensaio da mídia para grandes coberturas externas. A Marinha americana filmou a experiência com a intenção de produzir um filme de propaganda. Na verdade, conseguiu registrar um grande desastre ecológico.
17/10 - La Planète sauvage (O Planeta Selvagem) – França 1973
Animação / Ficção Científica
Direção e Roteiro – René Laoux
Duração – 72 minutos
Um dos clássicos da ficção-científica francesa e um dos raros exemplos de longa-metragem feito inteiramente na técnica de recortes. O filme narra a história da busca de liberdade pelos Oms, uma raça de humanóides, que foram escravizados pelos Traags, habitantes do planeta Ygam. Os Oms são usados como empregados e também como bichos de estimação. Acidentalmente, um dos Oms tem acesso ao conhecimento secreto desenvolvido pelos Traags. Ao fugir dos tiranos, ele encontra uma sociedade de Oms selvagens com a qual une forças e se rebela, usando o conhecimento milenar dos Traags para combatê-los. "Fantastic Planet" é reconhecido pelo seu estilo alegórico e diferente, o qual lhe valeu o Grand Prix no festival de Cannes de 1973.
18/10 - Modern Times (Tempos Modernos) – Estados Unidos 1936
Comédia
Direção – Charles Chaplin
Duração – 87 minutos
Um operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não têm mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.
19/10 - Charles Darwin And The Tree Of Life (Charles Darwin e a árvore da vida) –
Reino Unido 2009
Documentário
Direção – Dan Jones
Duração – 60 minutos
Documentário sobre Charles Darwin e sua teoria revolucionária da evolução pela seleção natural, produzido pela BBC para marcar o bicentenário do nascimento de Darwin. O apresentador, David Attenborough, descreve o desenvolvimento da teoria de Darwin através de suas observações de animais e plantas na natureza e no estado domesticado e visita locais importantes na vida do próprio Darwin, incluindo Down House, da Universidade de Cambridge e do Museu de História Natural, utilizando imagens de arquivo de muitos documentários que Attenborough fez da natureza para a BBC. Ele analisa o desenvolvimento da teoria desde o seu início, e seu impacto revolucionário na maneira em que os humanos vêem a si mesmos - não como tendo domínio sobre os animais como diz a Bíblia, mas como parte do mundo natural e sujeito às mesmas forças de controle que governam toda a vida na Terra.
Exposição CineCiência
Sala de Exposições, de 15 a 19/10, das 08h00 às 17h00
Cosmos – Estados Unidos 1980
Documentário apresentado por Carl Sagan
Direção – Adrian Malone
Duração – aproximadamente 60 minutos por episódio
The Time Machine (A Máquina do Tempo) Estados Unidos 2002
Ficção Científica
Direção – Simon Wells
Duração – 96 minutos
The History Of Stuff (A História das Coisas) - 2007
Documentário
Direção – Annie Leonard
Duração – 21 minutos
Manual do Mundo
Vídeos Educativos
Direção – Iberê Thenório