A tradicional Festa da Farinha de Anastácio, que homenageia os nordestinos, conta com uma comida bem típica: a buchada de bode. A influência nordestina presente no Centro-Oeste sul-mato-grossense, a descendência e os costumes de um povo deixou uma geração marcada pelos sabores da região nordeste do país.
A buchada de bode, comida típica, foi servida pela barraca do Centro de Tradições Nordestinas (CNT), durante os dois dias de festa. Segundo o presidente do CTN José Edson dos Santos, a buchada faz parte da culinária nordestina e é um prato que é feito principalmente pelo sertanejo. “Como eu tenho origem nordestina, cresci vendo minha família fazer e degustar essa iguaria”, relata.
A buchada é feita com as entranhas (rins, fígado e vísceras) do bode, lavadas, fervidas, cortadas, temperadas e cozidas em bolsas (que medem cerca de 8 cm de diâmetro), feitas com o próprio estômago do animal.
Além da buchada, o visitante conseguiu encontrar outros pratos típicos como o bolo de puba, tapioca, coxinha, pão, buchada de bode e outros derivados.
O evento faz parte das comemorações do aniversário da cidade, que este ano completa 58 anos de emancipação.