A tradicional Feira da Praça Bolívia comemora neste domingo (10) seus 20 anos de existência em Campo Grande, com programação cultural gratuita das 9h às 14h, no Bairro Santa Fé. A proposta do evento é promover a integração entre Brasil e Bolívia por meio da arte, gastronomia, artesanato e outras expressões culturais da fronteira.
“A Praça Bolívia é uma ponte entre povos. Chegamos aos 20 anos valorizando tudo o que nos une e também respeitando as diferenças”, dizem os organizadores. Para celebrar a data, quatro bandas se apresentam: Coquetel Blue, Skuderia, Brisa do Mato e Masis Brasil, com participação especial do percussionista boliviano Júlian Vargas.
Também está na programação o grupo teatral Deslimites, com o espetáculo infantojuvenil “Navegantes”. Artesanato, antiguidades, comidas típicas e bebidas regionais completam o ambiente festivo. “É uma festa democrática e para todas as idades, com muita diversidade cultural”, afirmam os organizadores.
Outros eventos culturais também movimentam Campo Grande neste fim de semana. Em destaque, o 18º Festival do Sobá, na Feira Central, segue até domingo com apresentações musicais, danças típicas, concursos de cosplay e atrações culturais que celebram a influência japonesa na cidade. “O sobá é mais do que um prato, é identidade cultural”, afirmam os organizadores.
A programação inclui ainda cinema e teatro. Dois filmes nacionais abordam a luta das mulheres, marcando os 19 anos da Lei Maria da Penha: A Melhor Mãe do Mundo, de Anna Muylaert, e Atena, com Mel Lisboa. No Sesc Teatro Prosa, a Cia. Fragmento de Dança apresenta o espetáculo “Acaso Caos”, inspirado em episódios de histeria coletiva e contágio social. “A arte faz pensar sobre quem somos e como nos afetamos”, diz a sinopse.