Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025


Cultura e Entretenimento Domingo, 10 de Agosto de 2025, 07:25 - A | A

Domingo, 10 de Agosto de 2025, 07h:25 - A | A

1ª Jornada Estadual

Mato Grosso do Sul começa sua primeira jornada do patrimônio com foco em tradições

Uma celebração das memórias, tradições e identidades culturais do estado

Viviane Freitas
Capital News

A edição de 2025 da Jornada Estadual do Patrimônio Cultural de Mato Grosso do Sul, com o tema "Caminhos de Memória: Territórios, Saberes e Resistências", destaca a valorização das tradições populares e das expressões culturais que constituem a identidade do estado. A iniciativa é promovida pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em parceria com o IPHAN/MS e o CAU/MS, abrangendo 14 municípios e 51 ações culturais, como seminários, oficinas, exposições, festivais e apresentações artísticas.

O evento será oficialmente aberto no dia 11 de agosto, às 17h30, no Arquivo Público Estadual, com a Exposição Fotográfica "Erva Mate – Nos tempos dos Ervais", de Hélio Serejo. A mostra traz um acervo colaborativo entre o Arquivo Público Estadual, o Instituto Histórico e Geográfico de MS e a família Serejo, enfocando a erva-mate como símbolo cultural e afetivo de Mato Grosso do Sul, conectando a memória, o trabalho e a ritualidade de diferentes comunidades do estado.

Para Eduardo Mendes Pinto, diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS, “esta primeira edição representa um marco histórico para as políticas culturais do Estado. Estamos demonstrando que a preservação do patrimônio cultural pode ser democrática, participativa e transformadora”. O tema de 2025 propõe uma reflexão sobre os trajetos históricos e modos de vida das comunidades sul-mato-grossenses, com especial atenção às experiências de povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pantaneiros e urbanos.

A Jornada do Patrimônio se caracteriza pela forte participação das comunidades locais, que abraçam a diversidade cultural do estado. "O que mais nos emociona é ver como as comunidades abraçaram a Jornada. Temos desde o tradicional Festival da Rapadura da comunidade quilombola de Jaraguari até pesquisas acadêmicas da UFMS, todas valorizando nossa diversidade cultural", destaca Melly Fátima Goes Sena, diretora de Memória e Patrimônio Cultural da FCMS.

“A Jornada do Patrimônio de MS durante o mês alusivo ao Patrimônio Cultural é uma forma de trazer o protagonismo para as referências culturais que identificam nossa diversa e rica sociedade sul-mato-grossense", afirma João Santos, superintendente do IPHAN/MS. As atividades englobam diversos eixos temáticos, como patrimônios indígenas, quilombolas, paisagens culturais pantaneiras e a Rota da Erva-Mate, e serão realizadas ao longo de todo o estado, promovendo uma ampla mobilização em defesa da preservação do legado cultural para as futuras gerações.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS