Divulgação

Cinco escritores imortalizados pela Academia Brasileira de Letras. Todos vão participar dos encontros em Campo Grande.
Por meio do projeto "ABL na ASL: Palestras Imortais", a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras realizará, até o final deste ano, uma programação com a presença de cinco nomes da Academia Brasileira de Letras (ABL). As palestras vão ocorrer no audiório da ASL, em Campo Grande, com Chás e Rodas Acadêmicas.
O projeto Palestras Imortais é decorrente de parceria entre a ASL e a Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul para difundir, estimular e valorizar a leitura e a educação. Neste mês, no dia 28, a programação inicia com um Chá Acadêmico. Na ocasião, quem participa é o oitavo ocupante da cadeira 37 da ABL, Arno Wehling.
Além de Arno, estarão presentes ao longo do ano no projeto os imortais Ana Maria Machado, Antônio Torres, Godofredo de Oliveira Neto e Ricardo Cavaliere. Já ao longo do ano, nas Rodas Acadêmicas, estarão participando e palestrando os imortais da ASL Américo Calheiros, Ana Maria Bernardelli, Elizabeth Fonseca, Henrique de Medeiros, Lenilde Ramos, Marisa Serrano, Raquel Naveira, Rubenio Marcelo, Sérgio Cruz e Sylvia Cesco, abordando e homenageando os trabalhos dos saudosos imortais que fizeram história na cultura do Estado: Maria da Glória Sá Rosa, Ulysses Serra, Hidelbrando Campestrini e Manoel de Barros.
O projeto começou a tomar forma no Festival América do Sul Pantanal 2023, em Corumbá, com reuniões entre o presidente da ASL, Henrique Alberto de Medeiros, o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Turismo – SETESC, Marcelo Ferreira Miranda, e o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – FCMS, Eduardo Mendes. No decorrer da análise de planejamentos, a FCMS decidiu por fomentar a Literatura e as atividades paralelas ligadas às Belas Artes que a ASL vêm desenvolvendo nos Chás e Rodas Acadêmicas, com música e artes plásticas interligadas com as ações literoculturais.
“Incentivar as ações da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras nessa parceria é incentivar o pensamento crítico no Estado de todos aqueles interessados em difundir cultura”, afirmou Eduardo Mendes, diretor-presidente da FCMS, ao comentar os trabalhos a serem realizados.
O presidente da ASL, Henrique de Medeiros, informou que a agenda cultural das Rodas e Chás podem ao longo do ano sofrer alguma adequação em função de calendários, mas a princípio toda a programação está elaborada e praticamente confirmada. Henrique destacou que “é preciso também ressaltar a importância das participações mensais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Confraria SociArtista nos Chás e Rodas da Academia, abrilhantando as artes musicais e plásticas em conjunto com a literatura”.
Confira a programação dos encontros da ASL em Campo Grande:
28 de março
Chá Acadêmico ABL com o imortal Arno Wheling
25 de abril
Roda Acadêmica sobre Maria da Glória Sá Rosa
(com Américo Calheiros, Henrique de Medeiros e Marisa Serrano)
30 de maio
Chá Acadêmico ABL com o imortal Antônio Torres
27 de junho
Roda Acadêmica sobre Ulysses Serra
(com Ana Maria Bernardelli, Raquel Naveira e Rubenio Marcelo)
25 de julho
Chá Acadêmico ABL com a imortal Ana Maria Machado
29 de agosto
Roda Acadêmica sobre Hidelbrando Campestrini
(com Lenilde Ramos, Sérgio Cruz e Sylvia Cesco)
26 de setembro
Chá Acadêmico ABL com o imortal Ricardo Cavaliere
31 de outubro
Roda Acadêmica sobre Manoel de Barros
(com Elizabeth Fonseca, Henrique de Medeiros e Rubenio Marcelo)
28 de novembro
Chá Acadêmico ABL com o imortal Godofredo de Oliveira Neto