Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 26 de Julho de 2022, 15:51 - A | A

Terça-feira, 26 de Julho de 2022, 15h:51 - A | A

Hospital do Amor

Vila Nasser recebe a carreta de prevenção ao câncer

Os exames para diagnóstico precoce da doença aos moradores

Iury de Oliveira
Capital News

Divulgação

Internas recebem atendimento de unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos

Carreta do Hospital do Câncer do Hospital do Amor

Instalada nesta semana na USF Vila Nasser, a carreta de prevenção ao câncer do Hospital do Amor garantirá a realização de exames para diagnóstico precoce da doença às moradoras da região. A ação é uma parceria da Prefeitura Municipal de Campo Grande com o hospital, que facilitará o acesso aos exames a mulheres de diversas regiões do município.

No Vila Nasser as equipes ficarão até o dia 28 de julho, onde será feita a coleta de material para exames citopatológicos e mamografias, de acordo com a demanda apresentada na unidade, informa a assessoria. Na semana passada a carreta já esteve na USF Itamaracá, que realizou cerca de 20 atendimentos nos quatro dias que esteve no local.

A carreta tem capacidade de realizar até 50 exames por dia, sendo feito o chamamento das mulheres através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que durante as atividades em domicílio irão orientá-las a buscar as unidades de saúde, caso se enquadrem nos critérios para análise.

Os exames podem diagnosticar o câncer de cólon de útero e o de mama, os dois mais comuns entre as mulheres. Em Mato Grosso do Sul, o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 19,54 mulheres a cada cem mil mulheres tiveram câncer de colo de útero em 2020. Os casos de câncer de mama são ainda mais comuns, 61,05 a cada 100 mil mulheres.

Além da carreta, estes exames também podem ser realizados, ou solicitados, em todas as unidades de saúde do município. Confira o calendário da carreta até o final do ano:

Reprodução

Vila Nasser recebe a carreta de prevenção ao câncer

Tabela de horários da carreta de prevenção ao câncer no Vila Nasser

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS