Campo Grande 00:00:00 Domingo, 28 de Setembro de 2025


Saúde e Bem Estar Sábado, 27 de Setembro de 2025, 08:51 - A | A

Sábado, 27 de Setembro de 2025, 08h:51 - A | A

Cuidados com a saúde

Ozonioterapia ganha espaço na odontologia em Mato Grosso do Sul

Técnica reduz uso de medicamentos e acelera recuperação em procedimentos clínicos, explica especialista do CRO-MS

Elaine Oliveira
Capital News

A ozonioterapia tem se consolidado como ferramenta terapêutica complementar na odontologia em Mato Grosso do Sul, oferecendo benefícios que vão desde a redução do uso de medicamentos até a melhora no processo de cicatrização. A afirmação é do presidente da Comissão de Práticas Integrativas do CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia), Dr. Bruno Bellé, que atua na docência e pesquisa sobre o tema.

O ozônio medicinal (O₃), utilizado em concentrações controladas, pode ser aplicado em forma de gás, água ou óleo ozonizado. Entre os efeitos já comprovados estão a ação antimicrobiana, anti-inflamatória e cicatrizante, utilizados em tratamentos periodontais, cirurgias orais, implantodontia e lesões infecciosas superficiais.

“O ozônio não substitui antibióticos ou terapias convencionais, mas pode reduzir a necessidade de medicamentos em alguns casos e acelerar a recuperação”, explica Bellé.

Mestre em Saúde pela UFMS e com formação em Periodontia, Implantodontia e Reabilitação Oral, o especialista destaca que a prática deve seguir protocolos científicos, utilizando equipamentos certificados e avaliação individualizada.

O tema será abordado por Bellé no próximo dia 30 de outubro, durante a Semana Acadêmica de Odontologia de Três Lagoas. A palestra vai discutir “Ozonioterapia na Odontologia: evidências científicas, mitos e prática clínica”, representando o CRO-MS.

“Quando aplicada por profissionais capacitados, a ozonioterapia é uma aliada poderosa em tratamentos mais eficazes, menos invasivos e com maior conforto para o paciente”, conclui o especialista.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS