Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 06 de Maio de 2025


Saúde e Bem Estar Quarta-feira, 03 de Abril de 2024, 15:15 - A | A

Quarta-feira, 03 de Abril de 2024, 15h:15 - A | A

Hospital Universitário

Humap completa 49 anos e celebra com obras inauguradas

Unidade de saúde é referência estadual no tratamento de diversas doenças

Juliana Rezende
Capital News

 

Divulgação/Ebserh

humap.jpeg

Comemorações ocorreram na segunda-feira, dia 1º de abril de 2024

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, o Humap de Campo Grande, completou 49 anos de existência no dia 1º de abril. A unidade de saúde, além de atender pelo Sistema Único de Saúde, é a clínica-escola dos acadêmicos da área da saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Para celebrar as quase cinco décadas de funcionamento, o Humap comemora os mais de 18 milhões de reais investidos em assistência, ensino e pesquisa, além da inauguração de obras.

O Hospital é gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). “Estamos destinando recursos imprescindíveis para o atendimento dos pacientes, mas também para o ensino e a pesquisa”, explicou o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, complementando sobre a importância das parcerias, ao dizer que “a integração entre os gestores públicos federais, estaduais e municipais, os gestores do SUS e as centrais de regulação são fundamentais para o funcionamento eficaz do SUS em benefício da população”. O Humap também receberá R$ 32,5 milhões via PAC.

A unidade atualmente conta com 210 leitos e é referência estadual em diversas áreas, como doenças infectocontagiosas e procedimentos de alta complexidade no tratamento de pacientes com HIV, terapia renal, cirurgia cardiovascular, gestação de alto risco, tratamentos com tomografia ligados ao SUS.

Para a superintendente do Humap, Andrea Lindenberg, se trata de um momento de celebração e progresso no hospital. “Estamos não apenas comemorando os 49 anos de atividades desta instituição, mas, também, inaugurando e dando início a importantes obras que irão aprimorar nossa assistência aos pacientes 100% SUS e otimizar o trabalho de nossos colaboradores”. Foram inauguradas a obra de readequação da área e a substituição do tomógrafo, bem como a revitalização dos alojamentos das equipes multiprofissionais e de residentes do Humap.

“Marcamos o início de uma nova fase com a inauguração da reforma e instalação de um moderno aparelho de tomografia. Essa intervenção, financiada pelo Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), foi essencial devido à necessidade urgente de substituição do equipamento e garantia de continuidade dos serviços”.

O reitor da UFMS, Marcelo Augusto Santos Turine, também participou das comemorações. “Obrigado por cuidarem da nossa população. Nosso hospital é um dos mais humanizados da rede e isso é motivo de muito orgulho. O Humap é UFMS, é Ebserh, é SUS, é MEC. Esses investimentos são fundamentais, porque sem investimento não temos saúde, não temos ensino e não temos pesquisa".

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS