A Santa Casa de Campo Grande, faz um alerta sobre as tentativas de golpes que estão sendo aplicados em familiares de pacientes internados no hospital. Os golpistas na ação criminosa passam-se por funcionários, geralmente médicos e enfermeiros, solicitando dinheiro, para fazer falsos exames e procedimentos nos pacientes internados, os alvos são pacientes das Unidades de terapia intensiva (UTIs), mas também de outros setores do hospital.
Mas, o hospital afirma que não realiza qualquer ligação telefônica solicitando pagamentos, transferências ou depósitos e afirma que segue rigorosamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) dos pacientes. Mas, a Santa Casa reforça que esse tipo de conversa é realizada apenas entre médico e familiares ou acompanhantes, pessoalmente ou via Boletim Médico pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
Outra forma de golpe que vem sendo aplicada é a oferta de vagas de empregos no hospital, em que o golpista solicita os dados pessoais por meio de aplicativo de mensagens ou ligação e, em alguns casos, pede dinheiro para cadastrar a pessoa no Banco de Talentos. O hospital orienta que, caso alguém receba contato nesses sentidos, comunique à polícia imediatamente via Boletim de Ocorrência.