Campo Grande Sábado, 18 de Maio de 2024



Cotidiano Terça-feira, 24 de Março de 2009, 12:36 - A | A

Terça-feira, 24 de Março de 2009, 12h:36 - A | A

Projetos de trânsito são apresentados a professores no Detran

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

No segundo dia do encontro entre professores das redes pública e particular de ensino da Capital, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) apresentou três projetos de educação de trânsito que tiveram sucesso. O objetivo é auxiliar os professores na elaboração do Projeto de Educação para Trânsito de suas escolas.

Na área de Educação Infantil, o Centro de Educação Infantil do Detran-MS apresentou seu projeto de 2008. A coordenadora pedagógica, Claudete Oliveira, mostrou como foi a aplicação da coleção de livros do cartunista Ziraldo no dia-a-dia das crianças e como ocorreu a montagem da II Mostra Pedagógica de Trânsito, realizada no ano passado.

Para Claudete, o trabalho de educação de trânsito na Educação Infantil é muito importante e tem um grande retorno. “Nós acompanhamos a mudança das crianças. Elas ficam mais críticas e cobram dos pais a boa conduta no trânsito”, explica Claudete contando o caso de um aluno que sempre exige que o pai atravesse na faixa de pedestre.

“Temos uma facilidade com as crianças pequenas porque elas ainda não possuem maus hábitos, então trabalhamos na formação do caráter dessas crianças. E fica mais divertido porque elas apresentem brincando”, conta a diretora do CEI – Detran-MS, Andréa Moringo.

Outro projeto apresentado foi dos alunos do Ensino Fundamental, da Escola Visconde Cairu. Os alunos promoveram uma Feira de Conhecimento com o tema Trânsito, no ano de 2007. A feira contou com a apresentação de vários projetos e alguns foram mostrados hoje, no Detran-MS.

Entre os projetos de destaque está uma pesquisa de campo feita com 93 pessoas em Campo Grande. Com os dados da pesquisa, os alunos fizeram gráficos que mostram o conhecimento dos motoristas sobre as Leis de Trânsito. Andrei Garcia, 13 anos, aluno do nono ano, participou do projeto e revelou que além do desconhecimento às Leis de Trânsito, os condutores da Capital são muito imprudentes.

Os alunos também mapearam cruzamentos perigosos em Campo Grande, e fizeram maquetes com sugestões para solucionar os problemas. “Através dos projetos, nossos alunos tiveram bastante contato com as regras de trânsito e acabam repassando esse conhecimento para os pais. Mas a nossa dificuldade é um pouco maior. Nossos alunos já têm toda uma educação que vem de casa e que muita vezes não é adequada. Por isso, temos que trabalhar o trânsito de forma diferente”, explica a diretora da Escola Visconde Cairu, Luiza Yoshie Nakaya.

O último projeto apresentado foi da Escola Estadual 11 de Outubro, voltado para alunos do Ensino Médio. O projeto “Educatrânsito: um projeto mais que dez”, fez uma releitura das obras do cartunista Ziraldo sobre trânsito.

O resultado de todo trabalho de sala de aula foi a pintura do muro da escola, com situações de trânsito. Cerca de 400 alunos participaram do projeto. Além das figuras do Ziraldo, foram inseridas caricaturas de professores, do diretor da escola, Luis Pereira, e da responsável pela Divisão de Educação do Detran-MS, professora Inês Esteves.

Os projetos de educação de trânsito desenvolvidos nas escolas contam com todo o apoio dos técnicos do Detran-MS. “As crianças e jovens são o maior recurso que a sociedade possui para mudar sua história”, explicou Inês Esteves, no encerramento dos trabalhos de hoje.

Cerca de 80 professores das redes pública e particular de Campo Grande estão participando do encontro promovido pelo Detran-MS. Amanhã (25), a equipe da Cidade Escola de Trânsito – Detranzinho fará a apresentação do projeto “Detranzinho vai à Escola/2009” e a Sargento Cleusa da Silva, da Cematran (Centro de Múltiplas Atividades de Trânsito) irá ministrar a palestra “O Lúdico aplicado à Educação de Trânsito”. Durante o encontro, o Detran-MS fará uma exposição de todo o material pedagógico produzido pelo órgão para educação de trânsito.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS