Campo Grande Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Cotidiano Terça-feira, 24 de Agosto de 2021, 15:39 - A | A

Terça-feira, 24 de Agosto de 2021, 15h:39 - A | A

Meio Ambiente

Plano estratégico reduz incêndios no Pantanal em 86%

Em 2020, mais de 1.368.775 hectares foram queimados em MS

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Portal MS

Plano estratégico reduz incêndios no Pantanal em 86%

Ações de combate aos incêndios

Dados do Corpo de Bombeiros apontam que entre 1º de janeiro a 21 de agosto de 2021, a incidência de queimadas florestais no Pantanal reduziu em 86%, se comparado ao mesmo período do ano anterior. A redução foi possibilitada devido aos investimentos do Governo do Estado na estruturação do Corpo de Bombeiros, além da criação de um Plano Estadual de Manejo Integrado do Fogo (PEMIF).

 

A implementação do PEMIF, em abril deste ano, foi fundamental para a diminuição dos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, nos primeiros oito meses do ano, o que ocasionou uma redução significativa da área destruída pelo fogo.

 

Entre os meses de janeiro a agosto de 2020, foi registrado alta propagação dos focos de calor e intensa seca, resultando em uma área queimada de 1.368.775 hectares no Pantanal sul-mato-grossense. Dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa), identificaram 166.550 hectares de áreas queimadas.

 

Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Hugo Djan Leite explica a importância das ações preventivas. “São números que expressam a efetividade das ações de redução de incêndios florestais previstas no plano, uma medida inovadora do governo ao estabelecer estratégicas de prevenção a eventos extremos como os que tivemos ao longo de 2020, especialmente na região do Pantanal”, disse via assessoria.

 

Chico Ribeiro/Portal MS

Mato Grosso do Sul impulsiona vagas de emprego na construção civil

Governador Reinaldo Azambuja

Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), destaca que os números representam um cenário positivo e a eficácia do PEMIF, visto que o Corpo de Bombeiros, atua somente com seu efetivo. “Temos investido muito para equipar nossos bombeiros e atuado de forma integrada, envolvendo outros órgãos, como o Ibama, Imasul e PMA, e também a sociedade organizada. O trabalho de treinamento e formação de brigadas e envolvimento das comunidades e propriedades rurais foi extremamente importante para a prevenção, evitando que o fogo se propague”, destacou.

 

Segundo o  coronel Hugo Djan, entre as ações que contribuem diretamente para redução dos focos de incêndio estão os investimentos em aeronaves e viaturas, capacitação e equipamentos para combate direto e decretos de situação de emergência ambiental com validade de 180 dias e proibição de queima controlada.  “Foram fundamentais para o trabalho preventivo e ações rápidas e intensivas dos bombeiros, antecipando-se aos desastres”, enfatizou.

 

A partir da implementação dos decretos emergenciais foram garantidos recursos por meio Defesa Civil Nacional, orçados em R$ 8,6 milhões, cuja liberação imediata foi comunicada pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, ao governador Reinaldo Azambuja.

 

Os recursos serão destinados para manutenção das operações de combate aos incêndios florestais por mais 90 dias. De acordo com o Governo do Estado o repasse será usado para a compra de combustível para viaturas, barcos, aeronaves e equipamentos utilizados no combate aos incêndios florestais. Ao todo serão 5 mil litros de gasolina comum, 54 mil de óleo diesel, 13,6 mil de gasolina para aviação e 37,8 mil litros de querosene para uso em helicópteros.

 

Reinaldo Azambuja ressalta que os investimentos incluem a compra de 900 horas de voo para os Air Tractor, aviões de combate ao fogo. “São recursos que vem a somar aos nossos esforços para reduzir danos ambientais como no ano passado. Estivemos com o ministro (Rogério Marinho) em Brasília, ponderamos a necessidade desse apoio e o governo federal priorizou as ações de combate aos incêndios em nossa região, o que só temos a agradecer ao presidente Jair Bolsonaro”, destacou o governador.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS