Os trabalhadores do transporte coletivo estavam programando uma manifestação para a manhã desta terça-feira (3), para reivindicar melhorias na segurança e nos terminais, principalmente nos banheiros e bebedouros. Diante da ameaça de paralisação, a prefeitura se antecipou e propôs um acordo com o setor, ainda na tarde desta segunda-feira (2). De acordo com a nota oficial, a prefeitura de Campo Grande vai abrir processo licitatório para contratar a prestação de serviços de reforma, manutenção, limpeza, jardinagem e segurança, um investimento previsto de R$ 8 milhões anuais.
Ainda segunda a nota, o prefeito Gilmar Olarte se reuniu com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande, Demétrio Ferreira de Freitas e apresentou os encaminhamentos em fase de conclusão de projetos que em breve serão licitados para fazer uma renovação nos terminais já existentes e também a expansão, com a construção de outras quatro unidades. Olarte assegurou atenção especial ao segmento e determinou a presença ostensiva da Guarda Municipal, a partir de amanhã, nos nove terminais, fazendo vigilância 24 horas.
O prefeito justificou que a medida é paliativa, já que haverá a contratação de agentes de segurança privada para esta finalidade. “Vamos atender a reivindicação do sindicato de imediato, mas com uma medida temporária, já que o projeto é para contratar agentes de prevenção que farão a segurança nos terminais, coibindo principalmente o vandalismo. Estes levantamentos estão sendo feitos desde o mês de dezembro do ano passado e aproveitamos para torná-los públicos já que o Sindicato veio em busca de apoio e precisamos dar uma satisfação. Exigi que todo o processo licitatório fosse feito em ritmo intensivo para que a população comece a sentir a melhoria nestes locais. Embora seja um local de passagem, já que o usuário em horário de pico permanece cerca de 10 minutos, ele tem o direito de estar em segurança, e ter a sua disposição desde um banheiro higienizado e bebedouros funcionando. Estamos cuidando destes fatores para resolver o problema o quanto antes”, declarou Olarte.
Atualmente, cerca de 185 mil pessoas passam pelos nove terminais diariamente. A frota de ônibus do transporte coletivo é de 593 veículos. Os nove terminais são: do Aero Rancho, Júlio de Castilho, Morenão, Bandeirantes, Moreninhas, General Osório, Guaicurus, Nova Bahia e Ponto de Integração Avedis Balabanian.
A reunião desta segunda-feira (2), na Casa Engº Carlos Mônaco, na esplanada ferroviária, contou com a participação da diretora-presidente da Agetran, Beth Felix e do diretor da Assetur, João Rezende.